Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU: aquisição de equipamentos complementares e de apoio para facility de microscopia eletrônica de varredura

Processo: 09/54007-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de outubro de 2010 - 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Minas - Pesquisa Mineral
Pesquisador responsável:Henrique Kahn
Beneficiário:Henrique Kahn
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Microscopia eletrônica de varredura  Microscópio eletrônico  Equipamentos de laboratório 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/publicacoes/emu_eng_21.pdf
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Tipo de equipamento: Tipo de Equipamento Multiusuário não informado
Fabricante: Fabricante não informado
Modelo: Modelo não informado

Resumo

O Laboratório de Caracterização Tecnológica - LCT, www.lct.poliusp.br - vem atuando em apoio à comunidade acadêmica e tecnológica como Facility há mais de 15 anos nas técnicas de microscopia eletrônica de varredura e microanálise química, análises químicas por fluorescência de raios X, difratometria de raios X e determinação de tamanho de partículas por espalhamento de luz laser em baixo ângulo. As parcerias com a comunidade acadêmica têm propiciado a interação do LCT com diferentes grupos de pesquisa da USP e de outras instituições e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Sua infraestrutura está disponível para utilização em sistema multiusuário ou através da realização de análises, mediante o preceito de corresponsabilidade, na qual os usuários colaboram com o custeio operacional. Essa ação contribui para a maximização da utilização dos recursos existentes, a difusão de técnicas avançadas de caracterização de materiais, a manutenção dos equipamentos e de uma equipe altamente qualificada para a sua operação. Recentemente, com apoio da FINEP e participação efetiva de expressiva parcela da comunidade acadêmica, foi adquirido e instalado um novo microscópio eletrônico de varredura de emissão de campo (FEG - field emission gun), Quanta 600FEG (FEI) que somado ao Stereoscan S440 (Leica), vem atendendo um expressivo número de instituições. A grande diversidade de aplicações tem se confrontado com restrições em termos de equipamentos complementares ou acessórios para uma melhor e mais ampla utilização dos recursos já existentes, as quais são objeto da presente solicitação de EMU focada na área de microscopia eletrônica de varredura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ULSEN, CARINA; KAHN, HENRIQUE; HAWLITSCHEK, GUSTAV; MASINI, ELDON A.; ANGULO, SERGIO C. Separability studies of construction and demolition waste recycled sand. WASTE MANAGEMENT, v. 33, n. 3, p. 656-662, MAR 2013. Citações Web of Science: 20.
SHIMIZU, VIVIANE KOTANI; KAHN, HENRIQUE; ANTONIASSI, JULIANA L.; ULSEN, CARINA. Copper ore type definition from Sossego Mine using X-ray diffraction and cluster analysis technique. Rem: Revista Escola de Minas, v. 65, n. 4, p. 561-566, OCT-DEC 2012. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.