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Inclusão escolar: das políticas públicas às práticas pedagógicas

Processo: 09/08775-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de setembro de 2009 - 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Adriana Lia Friszman de Laplane
Beneficiário:Adriana Lia Friszman de Laplane
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Daniele Eloise do Amaral Silveira Kobayashi ; Katia Regina Moreno Caiado ; Linda Boghossian Jordão ; tatiana brochado portela
Bolsa(s) vinculada(s):11/21542-0 - O trabalho por projetos em sala de aula: motivação, afeto e aprendizagem, BP.EP
11/21720-6 - A inclusão de alunos com deficiência na sala de aula, BP.TT
11/21481-1 - A utilização de jogos na prática pedagógica, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 10/20716-2 - O ensino e aprendizagem da leitura e escrita na perspectiva do letramento, BP.EP
10/14990-4 - A inserção de crianças de 6 anos no ensino fundamental, BP.EP
09/14838-0 - Inclusão escolar: das políticas públicas às práticas pedagógicas, BP.EP
09/14783-1 - Inclusão escolar: das políticas públicas às práticas pedagógicas, BP.EP
09/14922-1 - Inclusão Escolar: das políticas públicas às práticas pedagógicas, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Educação especial  Inclusão escolar  Acessibilidade  Planejamento pedagógico  Práticas pedagógicas  Políticas públicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acessibilidade | Educação Especial | Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo | Inclusão | Politicas Públicas | Praticas pedagogicas | Educação Especial

Resumo

A proposta deste trabalho é estudar e discutir os programas e documentos recentes, dando continuidade à análise das mudanças que as políticas inclusivas têm provocado no sistema de ensino, nas práticas educacionais e nos sujeitos que participam desses processos. Mais especificamente, o projeto se centra na análise da política do estado de São Paulo e nas suas relações com a política nacional. No nível da escola, o projeto amplia e dá continuidade a uma proposta implementada em 2008, que enfocou o horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) como espaço de formação em serviço. Esse projeto permitiu estabelecer um vínculo de colaboração entre a Universidade e a escola que, pela presente proposta poderá ser formalizado e redundar em resultados que possam ser estendidos a outras escolas da rede pública. (AU)

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