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Trabalho integrado na escola pública: participação política-pedagógica

Processo: 05/02475-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de agosto de 2006 - 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Pedro Ganzeli
Beneficiário:Pedro Ganzeli
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Álvaro José Pereira Braga ; Deise Dias Fahl ; Flavia Roberta Cominatto ; Gláucia Ultimia Coluccini Moreto ; Ieda Lucia Rockenbach ; José Antônio de Oliveira ; Márcia Aparecida dos Santos ; Márcia Regina Siqueira ; Márcia Scaramuzza ; Nilza Maria Vilela ; Patrícia Lazzarini Furlan ; Renata Lanza ; Sheyla Pinto da Silva ; Sueli Aparecida Gonçalves Baldan ; Vera Regina Maronese Tortorelli ; Zelia Helena Viana de Paula
Assunto(s):Coordenação escolar  Planejamento pedagógico  Autonomia escolar  Projeto político pedagógico  Supervisão educacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autonomia Escolar | Coordenacao Pedagogica | Peojeto Politico-Pedagogico | Supervisao Educacional | Planejamento Participativo na Unidade Escolar

Resumo

Uma gestão escolar que se proponha a organizar a escola de forma a proporcionar o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, conforme estabelece o artigo 205 da Constituição Federal, terá, necessariamente de construir novas formas de conceber a organização do trabalho desenvolvido na unidade escolar. Essa pesquisa tem por objetivo justamente construir novas formas de conceber a prática política-pedagógica da organização escolar, transformando as relações de trabalho no âmbito interno de uma unidade escolar, bem como entre essa e os órgãos centrais da rede municipal, a qual pertence. Nossos objetivos específicos são: promover o trabalho integrado entre todos os envolvidos, direta ou indiretamente, com o processo de aprendizagem na unidade escolar; compreender como se dá o processo de construção de uma nova prática de gestão escolar no âmbito de uma escola pública de ensino fundamental; e criar espaços de reflexão/ação/reflexão da prática que ocorre no cotidiano escolar. A metodologia da pesquisa-ação mostrou-se a mais indicada para essa pesquisa que se propõe a prática permanente da reflexão na ação, pois possibilita que os agentes educacionais envolvidos no processo de pesquisa, construam suas teorias e estratégias, validadas e confrontadas pela realidade vivenciada na escola pública. A equipe de pesquisadores é composta por um pesquisador “externo”, proveniente da universidade e pesquisadores “internos”, sujeitos envolvidos com o cotidiano da unidade escolar a ser pesquisada. Buscamos assim a construção do pesquisador coletivo. Para a concretização dessa pesquisa, organizarmos nosso caminhar em dois eixos de trabalho que se complementam: o primeiro é a construção de um planejamento participativo pelos sujeitos envolvidos com a unidade escolar e o segundo eixo é o desenvolvimento de subprojetos com temáticas específicas. A produção de um planejamento participativo que abranja toda a escola demanda um tempo de elaboração do diagnóstico com a participação de especialistas, professores, funcionários, alunos e seus pais ou responsáveis, organização de Planos de Ação para o enfrentamento dos problemas apontados no diagnóstico, a execução dos planos de ação e sua avaliação, sempre com a participação de todos. Como podemos perceber esse eixo busca trabalhar de forma integrada, diversas necessidades da unidade escolar, representando um desafio para todos os envolvidos com a unidade escolar, em especial a equipe de pesquisadores. O segundo eixo de trabalho é a implementação de subprojetos elaborados pela equipe de pesquisadores. Optamos pela elaboração de subprojetos pelo fato de que esses poderão servir como referências importantes para o processo de organização do trabalho em pequenos grupos, bem como, a implementação desses favorecerá a integração entre os agentes educacionais. A elaboração desses subprojetos constituiu-se em um primeiro momento de reflexão e sistematização de ações entre o grupo de pesquisa. Os subprojetos a serem implementados pela pesquisa foram elaborados segundo as necessidades levantadas pelos pesquisadores internos, são eles: Subprojeto Ação Integrada da Supervisão Educacional e da Coordenação Pedagógica com a equipe de Gestão da Unidade Educacional; Subprojeto Jogos da Amizade; Subprojeto Laboratório de Ciências; Subprojeto Registros em Vídeo do Cotidiano Escolar; Subprojeto Biblioteca. (AU)

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