Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino fundamental, aprendizagem e desenvolvimento: um aporte da psicologia à construção da cidadania na escola

Resumo

Políticas públicas comprometidas prioritariamente com a ampliação, fortalecimento e adequação dos conteúdos curriculares predominado nas últimas décadas, em contrapartida a iniciativas para qualificação da clientela escolar com vistas ao emprego ético de tais conhecimentos no contexto das interações sociais. Mais recentemente, no âmbito do processo de consolidação democrática do país, a ênfase nos conteúdos passou a ceder espaço para a ênfase na formação ético moral destinada a consolidar a formação de cidadãos melhor qualificados para a participação social. Nessa perspectiva, o presente projeto implica um conjunto de procedimentos e medidas com o objetivo central de identificar, caracterizar e desenvolver, em alunos do ensino fundamental, repertório de comportamentos pró-éticos e pró-sociais que funcionem necessário à atuação cidadã desses participantes. Filmagens, questionários e inventários registrarão o comportamento dos professores, que participarão de procedimento sistemático de habilitação para tal tarefa com alunos de primeira série. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALESSANDRA TURINI BOLSONI SILVA; ANA CLÁUDIA MOREIRA ALMEIDA VERDU; KESTER CARRARA; LIGIA EBNER MELCHIORI; LÚCIA PEREIRA LEITE; SANDRA LEAL CALAIS. Ampliando comportamentos pró-éticos dos alunos: relato de pesquisa e intervenção com educadores do ensino fundamental. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 348-359, Dez. 2013.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.