Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficácia da anestesia venosa total (TIVA) em bloquear a elevação perioperatória do NGAL em cirurgia bariátrica videolaparoscópica

Resumo

A lipocalina-2 (NGAL) surgiu recentemente como marcador precoce, sensível e específico da função renal em algumas situações clínicas e cirúrgicas (1), notadamente cirurgia cardíaca e nefropatia pós uso de contraste radiológico iodado. (2) (3) Nos obesos ela encontra-se elevada, esta elevação está diretamente relacionada ao processo inflamatório da obesidade, ao diabetes tipo 2, resistência à insulina, deslipidemia e hipertensão arterial, assim como elevação de citocinas (IL1, IL6 , TNF), sendo portanto um marcador da resposta inflamatória sistêmica, (4) muitos estímulos podem elevar o Ngal inclusive a interleucina-1. (5)A NGAL, assim como as interleucinas, elevam-se após o trauma cirúrgico (6), mesmo naqueles que não desenvolvem lesão renal. Vários níveis de corte têm sido sugeridos para a associação deste marcador com lesão renal, dependendo da situação clínica e da intensidade da resposta ao trauma desencadeado, o nível de corte para boa associação com lesão renal varia de 25 a 550ng/ml. (1)A variação da Ngal não foi ainda estudada no perioperatório de cirurgia bariátrica videolaparoscópica, nem ainda qual magnitude de elevação tem associação com a diminuição de diurese e do clearance de creatinina. No contexto deste tipo de cirurgia algum grau de sofrimento renal é esperado devido ao pneumoperitônio, juntamente com a resposta inflamatória ao trauma, espera-se elevação da NGAL após o trauma cirúrgico.A literatura não afirma melhora de resultados clínicos relativos a qualidade e segurança da anestesia venosa total (TIVA) em relação a anestesia inalatória. TIVA tem sido associada a melhor controle da resposta inflamatória, traduzida por aumento de antiinflamatórios como a IL10(7)e melhor controle de hormônios do stress como a noradrenalina, adrenalina, cortisol, GH, Prolactina e ACTH. (8) Supomos que a anestesia venosa total com propofol promoverá um aumento menor da NGAL, pois esse tipo de anestesia vem sendo associado ao melhor controle de mediadores pró inflamatórios que por sua vez podem elevar a NGAL plasmática. (5) (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, ADRIANO; ETTINGER, JOAO; AMARAL, FABIANO; RAMALHO, MARIA JOSE; ALVES, RODRIGO; PINHEIRO MODOLO, NORMA SUELI. General anesthesia type does not influence serum levels of neutrophil gelatinase-associated lipocalin during the perioperative period in video laparoscopic bariatric surgery. Clinics, v. 69, n. 10, p. 655-659, 2014. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.