Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da eficácia de métodos e indicadores de estado nutricional em pacientes com câncer de esôfago, gástrico e colorretal

Resumo

O câncer de esôfago é a oitava neoplasia de maior incidência no mundo e os cânceres gástrico e colorretal estão entre os cinco mais incidentes, Esses cânceres estão entre os seis causas de morte por câncer, no mundo. A terapia tradicional do câncer é composta por quimioterapia, radioterapia e cirurgia, terapias essas que podem limitar a ingestão e absorção dos nutrientes com consequente comprometimento do estado nutricional de pacientes oncológicos. A periódica avaliação nutricional deve fazer parte da rotina do tratamento do paciente com câncer, pois influencia na susceptibilidade a infecções, resposta terapêutica e no prognóstico. Objetivos: Avaliar o estado nutricional de pacientes com câncer de esôfago, gástrico e colorretal por meio da Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo próprio paciente (ASG-PPP), níveis séricos de albumina, transferrina, pré-albumina e adiponectina, bioimpedância elétrica e Nutritional Risk Índex (NRI). Determinar qual o método de melhor acurácia para diagnosticar alterações do estado nutricional desses pacientes. Casuística e Métodos: Serão avaliados 200 pacientes com diagnóstico confirmado de câncer de esôfago, gástrico ou colorretal; sendo 100 em tratamento quimio e/ou radioterápico e 100 que tiveram câncer e estão em acompanhamento por mais de 36 meses provenientes do ambulatório de Gastro-oncologia da UNIFESP e 100 indivíduos sem diagnóstico de qualquer tipo de câncer constituirão o grupo controle. O estado nutricional será avaliado pela ASG-PPP, NRI, IMC e bioimpedância elétrica. A determinação dos níveis plasmáticos de albumina, pré-albumina, transferrina e adiponectina dos pacientes, serão realizadas por meio de análises sanguíneas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIANA ABE VICENTE CAVAGNARI; VERÔNICA MARQUES VIDIGAL; TIAGO DONIZETTI SILVA; KATIA BARÃO; NORA MANOUKIAN FORONES. Adiponectina, vitamina D e estado nutricional em pacientes com câncer colorretal avançado e em seguimento. Arq. Gastroenterol., v. 56, n. 2, p. 172-177, . (10/19191-2)
VICENTE, MARIANA ABE; SILVA, TIAGO DONIZETTI; BARAO, KATIA; FELIPE, ALEDSON VITOR; MISSAE, LILA OYAMA; FORONES, NORA MANOUKIAN. The influence of nutritional status and disease on adiponectin and TNF-alpha levels in colorectal cancer patients. NUTRICION HOSPITALARIA, v. 30, n. 1, p. 140-146, . (10/19191-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.