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O processo de aprendizagem na licenciatura em enfermagem: um estudo a partir dos portfólios dos alunos

Processo: 10/17792-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2011 - 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves
Beneficiário:Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Cinira Magali Fortuna ; Marta Angélica Iossi Silva ; Ronildo Alves dos Santos
Assunto(s):Licenciatura  Aprendizagem  Enfermagem 

Resumo

Esse estudo qualitativo tem por objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem a partir da análise dos portfólios reflexivos construídos no transcorrer da disciplina: Promoção da Saúde na Educação Básica. No Brasil vivencia-se o desafio da implementação do Sistema Único de Saúde que requer a formação de trabalhadores críticos reflexivos para atuação, tendo como fundamento a concepção ampliada de saúde e sua promoção. Dentro desse contexto, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, oferece a disciplina: Promoção da Saúde na Educação Básica, ministrada no quarto semestre do curso de Licenciatura em Enfermagem, que tem como base os cinco momentos do ciclo pedagógico: imersão em cenários de prática profissional, síntese provisória, busca de fundamentação teórica e nova síntese. O material empírico da investigação, cuja coleta foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, constituiu-se dos portfólios escritos pelos estudantes, complementando-se com outros registros como plano de ensino, diário de campo dos docentes, outras produções dos alunos em atividade. Esses estão sendo lidos, organizados, digitados e agrupados em temas pertinentes ao processo de ensino-aprendizagem. A análise dos dados é realizada tendo como referência a técnica de análise de enunciação, proposta por Bardin. O aporte teórico metodológico considera a aprendizagem um processo de idas e vindas que pode ser identificado nas narrativas produzidas pelos sujeitos. A linguagem é uma estrutura simbólica e emergente do contexto sócio-histórico que produz o sujeito ao mesmo tempo em que é por ele produzida. A análise de enunciação possibilita a interpretação dos escritos em seus aspectos explícitos e também implícitos nos enunciados ambíguos, nas rasuras, na ausência de pontuação entre outras. O processo de ensinar/aprender no curso de licenciatura em enfermagem tem por tarefa a produção de sujeitos críticos-reflexivos e capazes de aprender no cotidiano das práticas de saúde e da educação, capazes de atuar com competência e responsabilidade social e esses são aspectos que desafiam educadores, estudantes e pesquisadores. É importante indagar-se sobre a pertinência dos atuais instrumentos e métodos utilizados para o alcance dessa tarefa. A reflexão e avaliação sistematizadas são elementos imprescindíveis em todo processo de aprendizagem. Com esse estudo espera-se identificar elementos balizadores para o processo de mudança das práticas pedagógicas na direcionalidade das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais e nas diretrizes do Sistema Único de Saúde. (AU)

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