Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento plasmático e modelagem farmacocinética dos antimicrobianos cefepime, ciprofloxacino, fluconazol, imipenem, oxacilina, piperacilina, sulfametoxazol e vancomicina para ajuste do regime de dose requerido no controle das infecções em pacientes queimados

Processo: 10/52014-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2011 - 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Clínica
Pesquisador responsável:Silvia Regina Cavani Jorge Santos
Beneficiário:Silvia Regina Cavani Jorge Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Farmacocinética  Queimaduras  Controle de infecções  Anti-infecciosos  Sepse  Monitoramento plasmático  Unidades de queimados 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clae | Controle Das Infeccoes | Queimados | Sepse

Resumo

Objetivo: Monitoramento plasmático de sete antimicrobianos largamente prescritos na UTI de queimados e modelagem farmacocinética para o ajuste do regime de dose e controle das infecções. Casuística: Serão investigados 60-80 pacientes queimados, portadores de sepse documentada e internados na UTI de Queimados do HC FMUSP. Etapa Clínica: Os pacientes receberão antimicrobianos para o controle das infecções conforme orientações da CCIH. Será realizado o monitoramento plasmático dos antimicrobianos mais prescritos na UTI (cefepime, ciprofloxacino, fluconazol, imipenem, oxacilina, piperacilina, sulfametoxazol e vancomicina) através das coletas de amostras sanguíneas de pico (termino da infusão) e vale (imediatamente antes da dose subseqüente. Complementarmente, a critério Clínico, serão colhidas amostras seriadas de sangue (pico, 1ª 2ª 4ª 6ª, e vale) para investigação da farmacocinética do antimicrobiano que requer ajuste de dose e individualização de terapia, totalizando seis coletas Etapa Analítica: Previamente a etapa clínica será realizado no Laboratório com base na legislação nacional e BPL o desenvolvimento, validação e otimização de métodos bioanalíticos para quantificação dos sete antimicrobianos na matriz biológica plasma para fjns de quantificação simultânea empregando a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) com detectores UV-Vis è de fluorescência. Uma vez validados esses métodos bionanalíticos, serão aplicados na quantificação dos antimicrobianos no plasma dos pacientes queimados em seguimento farmacoterapêutico na UTI para o controle das infecções. Será realizado todo monitoramento plasmático de antimicrobianos requeridos pela equipe clínica que justifique o ajuste de dose para o controle das infecções durante todo o seguimento farmacoterapêutico do paciente na UTI. Etapa estatística: A modelagem farmacocinética será realizada através da aplicação de softwares específicos (NonCompartmental Analysis, PK Solutions 2.0) aos pares de dados de concentração plasmática do antimicrobiano e tempo pós-administração. A estatística propriamente dita será realizada pelo tratamento estatístico com utilização do programa GraphPad Prism y4.0. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, ANNA SILVA; OLIVEIRA, MAURA S.; SANCHES, CRISTINA; DA SILVA JUNIOR, CARLINDO VIEIRA; GOMEZ, DAVID S.; GEMPERLI, ROLF; CAVANI JORGE SANTOS, SILVIA REGINA; LEVIN, ANNA S.. Clinical Outcome and Antimicrobial Therapeutic Drug Monitoring for the Treatment of Infections in Acute Burn Patients. CLINICAL THERAPEUTICS, v. 39, n. 8, p. 1649-1657, . (10/52014-7, 11/51191-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.