Auxílio à pesquisa 99/11215-9 - Ecofisiologia, Cana-de-açúcar - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação biosfera-atmosfera em ecossistemas naturais e agroecossistemas: um monitoramento sobre cana-de-açúcar e cerrado

Processo: 99/11215-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Humberto Ribeiro da Rocha
Beneficiário:Humberto Ribeiro da Rocha
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ecofisiologia  Cana-de-açúcar  Interação biosfera-atmosfera  Evapotranspiração  Cerrado  Mudança climática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cana-De-Acucar | Cerrado | Ecofisiologia | Evapotranspiracao | Fluxo De Carbono
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Contribuições...climáticas_100_122_122.pdf

Resumo

Este projeto vai de encontro às propostas do Biota-SP, enfocando uma análise multidisciplinar da ecofisiologia de dois ecossistemas de alta relevância no estado de São Paulo, a cana-de-açúcar e o cerrado. Através da utilização de metodologias avançadas de medição das trocas da biosfera com a atmosfera, como o método de "eddy correlation", pretende-se estabelecer uma plataforma instrumental em dois sítios experimentais (cana-de-açúcar e cerrado), para realizar um monitoramento de longo prazo dos fluxos de superfície de água, energia e CO2 na interface biosfera-atmosfera. Contempla-se dessa forma estimar os balanços totais de água e carbono nos ecossistemas, quantificando seus potenciais como fontes ou sorvedouros em relação aos sistemas terrestres; adicionar informações sobre transpiração e fotossíntese e sua dependência das forçantes climáticas (temperatura, umidade, radiação e estresse hídrico): levantar indícios destes meios como seqüestrador de carbono atmosférico, e estabelecer uma referência para comparação dos ecossistemas cana-de-açúcar e cerrado como biomas regionais representativos e os impactos associados da conversão de vegetação. O sítio experimental sobre cana-de-açúcar já encontra-se implementado, e faz parte da rede organizada de fluxos de superfície Amerflux (vide http://cdiac.esd.ornl.gov/programs/ameriflux/sugarbr.html). O sítio experimental sobre cerrado será implementado em 2000. O projeto contará com a colaboração de um outro projeto já em andamento do Biota-SP, "The conservation feasibility of the cerrado remnants is São Paulo state", coordenado pela Dra. Marisa Bittencourt, que fornecerá a atualização de relevo, fisionomias de vegetação, estado de conservação nos fragmentos de cerrado e arredores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HUMBERTO R. DA ROCHA; HELBER C. FREITAS; RAFAEL ROSOLEM; ROBINSON I.N. JUÁREZ; RAFAEL N. TANNUS; MARCOS A. LIGO; OSVALDO M. R. CABRAL; MARIA A.F. SILVA DIAS. Measurements of CO2 exchange over a woodland savanna (Cerrado Sensu stricto) in southeast Brasil. Biota Neotropica, v. 2, n. 1, p. 1-11, . (99/11215-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: