Busca avançada
Ano de início
Entree

Adaptação transcultural do questionário para aferição da prontidão para o aprendizado interprofissional entre alunos dos cursos de graduação na área da saúde no município de São Paulo, Brasil

Processo: 10/03107-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2010 - 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Marina Peduzzi
Beneficiário:Marina Peduzzi
Instituição-sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação profissionalizante  Pessoal de saúde 

Resumo

O projeto tem o objetivo geral de consolidar conhecimento sobre o tema educação interprofissional na área da saúde e enfermagem, e objetivo específico de realizar adaptação transcultural de questionário elaborado em língua inglesa e utilizado em pesquisas sobre o tema realizadas no Reino Unido. O processo formal de adaptação transcultural tem a finalidade de assegurar equivalência entre o questionário original e sua tradução para o português. Será adotado método consagrado de adaptação transcultural de instrumentos de aferição de fenômenos da área da saúde, que compreende cinco etapas: tradução; síntese, retro tradução, avaliação por um comitê de especialistas e pré-teste. Para finalizar será elaborado projeto para validação do questionário adaptado ao português, no Brasil. O estudo de validação será um dos desdobramentos imediatos do presente projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEDUZZI, MARINA; NORMAN, IAN; COSTER, SAMANTHA; MEIRELES, EVERSON. Cross-cultural adaptation of the Readiness for Interprofessional Learning Scale in Brazil. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 49, n. 2, p. 7-14, DEC 2015. Citações Web of Science: 5.
MARINA PEDUZZI; IAN NORMAN; SAMANTHA COSTER; EVERSON MEIRELES. Adaptação transcultural e validação da Readiness for Interprofessional Learning Scale no Brasil. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 49, n. spe, p. -, Dez. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.