Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrogênios ambientais em águas residuárias: analise dos efeitos biológicos, da distribuição dos compostos e desenvolvimento de estratégias de remoção

Resumo

O processo crescente de urbanização tem levado ao aumento da população em áreas urbanas, e os impactos ambientais associados ocorrem a uma velocidade sem precedentes na história. Dentre esses impactos, destacam-se os das águas residuárias municipais, que coletam e transportam grande parte dos subprodutos desta urbanização intensa. Estratégias de saúde pública de tratamento dessas águas proporcionam redução de mortalidade, de doenças de veiculação hídrica e aumento da qualidade de vida. Entretanto, o desenvolvimento tecnológico permitiu o surgimento de novas substâncias cujo destino provável é o recurso hídrico. Dentre esses compostos emergentes destacam-se os estrogênios ambientais, que são moléculas que atuam no sistema endócrino, afetando o desenvolvimento embrionário, o tecido cerebral e cardiovascular, mesmo quando em concentrações muito baixas. Embora os efeitos destes compostos sejam relativamente bem estudados em outros países, não há trabalhos descrevendo a situação nacional. Neste projeto de pesquisa propõem-se investigar a distribuição destes compostos em Estações de Tratamento de Esgoto de São Paulo, seus efeitos no comportamento cerebral e distribuição de receptores de estrógeno (ER) e os fenótipos fisiológicos e celulares no tecido cardiovascular de animais-modelo. Além disso, pretende-se utilizar os ensaios em animais para determinar o grau de contaminação dessas águas, as quais serão submetidas a três estratégias de tratamento: carvão ativado, leveduras apresentando o domínio de ligação ao estradiol (LBD) do ER e esferas de agarose cobertas com LBD expresso em bactérias. Espera-se que os resultados deste trabalho possam responder com recomendações de tratamento específico das águas residuárias bem como quantificar os efeitos das concentrações disponíveis dessas moléculas na fisiologia animal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDERSSON, KIM; OTOO, MIRIAM; NOLASCO, MARCELO. Innovative sanitation approaches could address multiple development challenges. WATER SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 77, n. 4, p. 855-858, . (10/50653-2)
CHRISPIM, MARIANA C.; TARPEH, WILLIAM A.; SALINAS, DELHI T. P.; NOLASCO, MARCELO A.. The sanitation and urban agriculture nexus: urine collection and application as fertilizer in Sao Paulo, Brazil. JOURNAL OF WATER SANITATION AND HYGIENE FOR DEVELOPMENT, v. 7, n. 3, p. 455-465, . (10/50653-2, 10/18241-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.