Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo fitoquímico e avaliação da mutagenicidade, antimutagenicidade e da atividade inibitória da ciclooxigenase de Styrax (Styracaceae)

Resumo

Neste projeto pretende-se realizar o estudo químico biomonitorado de espécies do gênero Styrax (Styracaceae) com uso potencial como antiinflamatório. A pesquisa fitoquímica será bioguiada pela atividade antiinflamatória, empregando-se o ensaio in vitro de inibição da enzima ciclooxigenase. As propriedades antimutagênica e mutagênica do extrato de S. camporum, espécie esta de muita importância para a população devido ao seu uso no tratamento de úlceras, e das lignanas benzofurânicas bioativas, egonol e homoegol, também serão investigadas. Em paralelo, outras substâncias bioativas isoladas também serão avaliadas quanto a sua mutagenicidade e antimutagenicidade. As metodologias de análise a serem utilizadas, envolverão técnicas de separação cromatográfica (CC, CCDC, CG-EM, CLAE-DAD). A caracterização estrutural das substâncias isoladas será realizada empregando métodos espectroscópicos como experimentos de RMN 1D e 2D, IV, UV e EM. O objetivo principal deste projeto será identificar substâncias naturais de Styrax com atividade inibitória da ciclooxigenase, além de avaliar as propriedades mutagênicas e antimutagênica do extrato de S. camporum e das substâncias bioativas. Este projeto contribuirá também com as pesquisas em produtos naturais em andamento no laboratório do GPNUF (Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais UNIFRAN), com a formação de recursos humanos e a consolidação do Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Ciências da UNIFRAN (Capes, conceito 4). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, POLLYANNA FRANCIELLI; FURTADO, RICARDO ANDRADE; ACESIO, NATHALIA OLIVEIRA; LEANDRO, LUIS FERNANDO; MONTANHEIRO, GIOVANNA; DE PADUA, FRANCISNELA CORREA; CORREA, MARIANA BELTRAME; BRAGUINI, CAIO GUEDES; PAULETTI, PATRICIA MENDONCA; TAVARES, DENISE CRISPIM. In Vivo Protective Activity of Styrax camporum Hydroalcoholic Extract against Genotoxicity Induced by Doxorubicin and Methyl Methanesulfonate in the Micronucleus and Comet Assays. Planta Medica, v. 78, n. 18, p. 1899-1905, . (11/21310-2, 08/10283-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.