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Influência do risco auditivo ao nascimento no desenvolvimento das habilidades auditivas

Processo: 09/10577-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2009 - 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Alessandra Spada Durante
Beneficiário:Alessandra Spada Durante
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):10/02344-0 - Influência do risco auditivo ao nascimento no desenvolvimento das habilidades auditivas, BP.TT
Assunto(s):Audiologia  Transtornos da percepção auditiva  Emissões otoacústicas  Potenciais evocados auditivos  Crianças 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criança | Emissões Otoacústicas Espontâneas | potenciais evocados auditivos | transtornos da percepção auditiva | Fonoaudiologia

Resumo

Crianças com história de indicadores de risco auditivo ao nascimento devem ser monitoradas no desenvolvimento do sistema auditivo. Estudos recentes têm apontado para uma fisiologia coclear e cortical reduzida quando comparadas a crianças pareadas por idade e sem intercorrências de saúde. Esta fisiologia reduzida poderia ser um indício de risco para o desenvolvimento de alterações do processamento auditivo. A avaliação audiológica por métodos objetivos de avaliação, ressaltando os potenciais evocados auditivos e a supressão das emissões otoacústicas, e por testes comportamentais de processamento auditivo temporal pode ser utilizada como índice do desenvolvimento do sistema auditivo, da percepção de fala e discriminação auditiva. O objetivo deste trabalho é comparar a latência, amplitude e morfologia nos registros dos potenciais evocados auditivos de média e longa latência, bem como a magnitude da supressão das emissões otoacústicas e o desempenho nos testes de processamento auditivo temporal de crianças de 8 a 14 anos com indicadores de risco auditivo ao nascimento com o desempenho auditivo de crianças com a mesma faixa etária, nascidas a termo, com baixo risco para alteração do desenvolvimento e sem dificuldades escolares e auditivas submetidas ao mesmo protocolo de avaliação. (AU)

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