Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto de um protoloco de fisioterapia na função respiratória de pacientes no pós operatório de escoliose idiopática do adolescente

Resumo

A prova de função pulmonar (PFP) dos pacientes portadores de escoliose idiopática do adolescente (EIA) apresenta alterações dos volumes e capacidades, havendo hipótese da interdependência entre o grau da curvatura e a distorção do gradeado costal associada à deformidade vertebral, a qual altera a mecânica ventilatória, reduzindo a capacidade em realizar atividades físicas. Vários trabalhos descrevem os distúrbios pulmonares que acompanham a EIA, porém há poucas informações na literatura sobre os efeitos na função pulmonar no pós-operatório da cirurgia para correção da deformidade vertebral. Objetivamos então comparar dois grupos no pós-operatório através da análise da PFP antes, e nos intervalos de três meses, seis meses e após um ano ao ato cirúrgico. Serão incluídos pacientes com curvatura torácica igual ou superior a 45 graus, idade variando de 10 a 18 anos, que realizarem a PFP, não apresentando doença cardiovascular e pulmonar prévia e que estejam de acordo com o termo de consentimento. Os pacientes serão submetidos à avaliação clinica e radiográfica, a PFP, mensuração do pico de fluxo expiratório, avaliação da força muscular respiratória, e ao teste da caminhada dos 6 minutos (Tc6), antes e nos intervalos de três meses, seis meses e após um ano do procedimento cirúrgico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS ALVES, V. L.; STIRBULOV, R.; AVANZI, O. Long-term impact of pre-operative physical rehabilitation protocol on the 6-min walk test of patients with adolescent idiopathic scoliosis: A randomized clinical trial. Revista Portuguesa de Pneumologia, v. 21, n. 3, p. 138-143, MAY-JUN 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.