Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção retrospectiva de vírus oncogênicos (EBV, hhv8 e sv40) em tecidos parafinados de linfomas humanos e correlação com dados clinicopatológicos

Processo: 09/53389-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2010 - 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:José Vassallo
Beneficiário:José Vassallo
Instituição Sede: Hospital A C Camargo. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias  Linfoma  Vírus oncogênicos  Papillomavirus  Infecções por vírus Epstein-Barr  Herpesviridae  Vírus 40 dos símios  Hibridização in situ  Imuno-histoquímica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hibridizacao In Situ | Imunoistoquimica | Linfomas Malignos | Virus Oncogenicos

Resumo

Dentre os vírus mais estudados que apresentam relação com neoplasias humanas estão o papilomavírus humano (HPV), o Epstein-Barr (EBV), o Herpesvirus Humano tipo 8 (HHV-8) e o Vírus Símio-40 (SV40). A frequência de detecção do EBV em linfomas de Hodgkin clássicos tem sido descrita como menor em países industrializados que nos emergentes, o que foi confirmado em nosso meio. Da mesma forma, a frequência de associação do EBV com linfoma de Burkitt é intermediária entre os países industrializados (20-30%) e Africanos (virtualmente 100%). Determinados vírus, como HHV-8, foram detectados em tonsilas e adenóides de crianças sadias e, por vezes, em imunossuprimidos. Este vírus tem sido relacionado a alguns linfomas, como o primário das efusões e o relacionado à doença de Castleman. Quanto ao SV40, há dados controversos sobre sua relação com neoplasias, em particular com linfomas. Estudo preliminar realizado no Hospital do Câncer - SP mostrou imunorreatividade para SV40 em 61% dos mesoteliomas estudados. No entanto, sua associação com linfomas não foi investigada em nosso meio. A análise de sua distribuição geográfica pode trazer subsídios para estudos futuros sobre a patogênese destas neoplasias. Objetivos. Detectar os vírus HHV8, EBV e SV40 em linfomas malignos, utilizando-se as técnicas imunoistoquímica e hibridização in situ em tecidos parafinados do arquivo de Patologia, avaliando a relação desses vírus com dados clínicos e patológicos, como idade, gênero, estádio, associação com tipos histológicos e com a presença de imunossupressão. Hipótese. A exemplo do que ocorre com a freqüência de associação do EBV nos linfomas de Hodgkin e Burkitt em nosso meio, os vírus a serem pesquisados devem ter freqüência maior nos linfomas em nosso meio, principalmente relacionados à imunossupressão e aos extremos de faixa etária. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FROES MARQUES CAMPOS, ANTONIO HUGO JOSE; MOREIRA, ADRIANA; RIBEIRO, KARINA BRAGA; PAES, ROBERTO PINTO; ZERBINI, MARIA CLAUDIA; ALDRED, VERA; DE SOUZA, CARMINO ANTONIO; SCAPULATEMPO NETO, CRISTOVAM; SOARES, FERNANDO AUGUSTO; VASSALLO, JOSE. Frequency of EBV associated classical Hodgkin lymphoma decreases over a 54-year period in a Brazilian population. SCIENTIFIC REPORTS, v. 8, . (09/53389-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.