Busca avançada
Ano de início
Entree

Estresse de manejo criatório em rãs-touro, Lithobates catesbeianus, durante a metamorfose: aspectos bioquímicos, hematológicos e morfológicos

Resumo

A criação de girinos e imagos de rãs-touro saudáveis é uma etapa fundamental para o sucesso comercial de qualquer ranário. Nesta atividade o estresse é um dos grandes problemas sendo a porta de entrada para muitas doenças. Ele pode ser causado por fatores diversos tais como: sistemas de criação não apropriados, manejos físicos, profiláticos e alimentares inadequados ou alterações nos parâmetros físicos e químicos da água. Em anfíbios o principal glicocorticóide envolvido na resposta ao estresse é a corticosterona. Este hormônio influencia ações comportamentais ligadas à reprodução, ingestão de alimento, atividade locomotora e processos de fuga e luta. Ao mesmo tempo o excesso de glicorticóides diminui o crescimento e a função imune podendo causar grandes perdas. É durante a fase de metamorfose e nos 30 dias subseqüentes a ela, que ocorrem as mais altas taxas de mortalidade em ranários comerciais. O objetivo deste estudo será avaliar a resposta fisiológica de estresse durante o clímax da metamorfose de rã-touro (Lithobates catesbeianus) em densidades de estocagem distintas e manejos de seleção por tamanho (triagem). Serão realizados dois experimentos em laboratório repetidos identicamente no campo. No Experimento I serão testadas as diferentes densidades de pré-engorda: Tratamento 1 (70 animais/m2), Tratamento 2 - Controle (100 animais/m2), Tratamento 3 (150 animais/m2) e Tratamento 4 (200 animais/m2), conduzidos em três réplicas simultâneas. No Experimento II serão testados os manejos de seleção por tamanho (triagem): Tratamento 1 - Controle (sem triagem), Tratamento 2 (com triagem parcial a cada quinze dias), Tratamento 3 (com triagem total a cada quinze dias), conduzidos com quatro réplicas simultâneas. Serão avaliados os parâmetros bioquímicos de corticosterona plasmática por radioimunoensaio e glicemia por espectrofotometria, os parâmetros hematológicos da série vermelha e branca, bem como a morfologia das células cromafins (rim) e células produtoras de muco (pele). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GRADISSE FREITAS, JORGINA JULIANA; VIAU, PRISCILA; OLIVIERA, CLAUDIO ALVARENGA; TEIXEIRA, PATRICIA COELHO; TACHIBANA, LEONARDO; DIAS, DANIELLE DE CARLA; HIPOLITO, MARCIO; BORDON, ISABELLA CRISTINA C.; ALFAIA, STHEFANY ROSA; FERREIRA, CLAUDIA MARIS. Effect of dietary supplements in American bullfrogs reared in low and high stocking densities. AQUACULTURE REPORTS, v. 8, p. 45-48, . (09/16444-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.