Auxílio à pesquisa 09/17654-8 - Monitoramento de radiação, Radiometria - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da exalação de radônio em fosfogesso: avaliação da exposição em uma residência construída com placas de fosfogesso de diferentes procedências

Processo: 09/17654-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Nuclear
Pesquisador responsável:Marcia Pires de Campos
Beneficiário:Marcia Pires de Campos
Instituição Sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Monitoramento de radiação  Radiometria  Radiação (energia radiante)  Radônio  Fosfogesso 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fosfogesso | Radônio | Taxa de exalação | Radiometria Ambiental

Resumo

As fontes naturais de radiação são reconhecidamente a principal causa de exposição à população. A maior fração da exposição à radiação natural recebida pelo homem resulta da inalação de radônio (222Rn), torônio (220Rn) e seus descendentes. Os materiais classificados como NORM ou TENORM são fontes potenciais dos isótopos de radônio, pois concentram, em níveis significativos, os radionuclídeos naturais precursores desses isótopos. O fosfogesso se enquadra no grupo de materiais classificados como TENORM e a exalação de radônio por esse material é uma das principais preocupações ambientais associadas ao armazenamento de fosfogesso em pilhas a céu aberto e ao seu uso como material de construção. Em locais com pouca troca de ar, como por exemplo, residências fechadas, a concentração de radônio e seus descendentes pode atingir níveis preocupantes em termos de proteção radiológica.O projeto de pesquisa proposto pretende estudar a exalação de 222Rn pelo fosfogesso em duas situações, quando armazenado em pilhas nas indústrias de fertilizantes localizadas nas cidades de Cubatão/SP e Uberaba/MG e quando utilizado sob a forma de placas pré-fabricadas e tijolos na construção civil. Pretende-se ainda determinar a concentração de radônio e de seus descendentes no ar em uma residência construída com placas pré-fabricadas de fosfogesso. A partir desses resultados serão avaliadas a exposição dos trabalhadores das indústrias de fertilizantes que executam atividades próximo às pilhas e a dose de radiação recebida pelos indivíduos em uma residência construída com placas pré-fabricadas de fosfogesso de diferentes procedências, considerando a contribuição de radônio e seus descendentes no ar e a exalação de radônio do solo sob a construção. O conhecimento das concentrações de radônio e seus descendentes no ar permitirá estabelecer o fator de equilíbrio entre ambos, o que proporcionará uma avaliação mais realista da dose de radiação. O projeto objetiva também o estudo de um tipo de policarbonato nacional, denominado Durolon, e sua utilização como detector de traços nucleares de estado sólido para a medida da concentração de radônio e filhos no ar da residência, comparando seu desempenho com o do detector CR-39, amplamente utilizado na monitoração de radônio, mas que apresenta a desvantagem de ser importado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPOS, M. P.; COSTA, L. J. P.; NISTI, M. B.; MAZZILLI, B. P.. Phosphogypsum recycling in the building materials industry: assessment of the radon exhalation rate. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL RADIOACTIVITY, v. 172, p. 232-236, . (09/17654-8)
NISTI, MARCELO BESSA; DE CAMPOS, MARCIA PIRES; MAZZILLI, BARBARA PACI. Natural radionuclides content and radon exhalation rate from Brazilian phosphogypsum piles. JOURNAL OF RADIOANALYTICAL AND NUCLEAR CHEMISTRY, v. 299, n. 1, p. 261-264, . (09/17654-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: