Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlacao da degeneracao do disco intervertebral lombar de cadaveres por meio de radiografia, ressonancia magnetica e analise histologica.

Processo: 08/50872-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2008 - 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Eduardo Barros Puertas
Beneficiário:Eduardo Barros Puertas
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Radiografia  Degeneração 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coluna | Degeneracao | Disco Invertebral | Nervos | Radiografia | Ressonancia Magentica

Resumo

O trabalho tem como objetivo correlacionar a altura do disco intervertebral nas radiografias simples de coluna tombar de cadáveres com o grau de degeneração destes discos nas imagens de ressonância magnética e com o número e tipo de terminações nervosas. Foram utilizados dez cadáveres adultos com idade entre 40 e 85 anos que tiveram a coluna tombar retirada dentro de 24h após a morte durante a necropsia realizada no Serviço de Verificação de Óbito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo conforme autorização do Comitê de Ética em Pesquisa 1186/03, obtendo um total de 50 discos intervertebrais. Foram realizadas imagens de radiografias simples e de ressonância magnética de cada coluna vertebral após a necropsia e os discos intervertebrais foram excisados, desidratados em concentrações crescentes de álcool, diafanizadas em xilol e incluídos em parafina. Foram obtidos cortes histológicos de 3 a 4 micrometros de espessura. Este material já foi utilizado na pesquisa intitulada: Estudo comparativo dos mecanorreceptores dos discos intervertebrais normais e degenerados da coluna lombar de humanos pela radiografia, ressonância magnética e estudo anatomopatológico, publicada na revista Acta Ortopédica Brasileira, v.15, p. 35-39, 2007. A altura dos discos intervertebrais será medida utilizando o método de Farfan e por meio do programa Image-Pro Plus. As imagens de ressonância magnética serão classificadas segundo Pfirmann e nos cortes histológicos serão contados o número e o tipo de terminações nervosas em cada disco intervertebral utilizando também o programa image-Pro Plus. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo CEP 0594/07 (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, DELIO EULALIO; DE OLIVEIRA, VALDECI MANOEL; DE SEIXAS ALVES, MARIA TERESA; WAJCHENBERG, MARCELO; LANDIM, ELCIO; BELLOTI, JOAO CARLOS; PUERTAS, EDUARDO BARROS; ISHIDA, AKIRA. Correlação entre exame radiológico, ressonância magnética e exame histológico na degeneração dos discos intervertebrais lombares humanos. São Paulo Medical Journal, v. 128, n. 2, p. 63-68, . (08/50872-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: