Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do transplante de células precursoras neurais em modelos experimentais de epilepsia e ansiedade

Resumo

A epilepsia tem como principal característica a manifestação de crises convulsivas espontâneas e recorrentes que se desenvolvem a partir de alterações neuronais em certas áreas do sistema nervoso central (Dichter, 1997). Disparos neuronais contínuos e de alta frequência podem ser gerados por uma disfunção sináptica inibitória circundante. A propagação da crise para além do foco original pode também ser causada por um desequilíbrio entre excitação e inibição. Portanto, as consequências da perda ou disfunção de interneurônios GABAérgicos no desenvolvimento do quadro epiléptico são importantes. O desequilíbrio da neurotransmissão GABAérgica, além de contribuir para a epileptogênese, também tem um papel importante nos distúrbios de ansiedade que surgem como co-morbidade na epilepsia (Vazquez e Devinsky, 2003; Perini e Mendius, 1984; Altshuler et al, 1990).Descobertas recentes mostram que o transplante de células precursoras neurais, oriundas da eminência gangliônica medial (EGM), possuem uma capacidade de migração e diferenciação em interneurônios inibitórios no parênquima cortical do hospedeiro (Álvarez-Dolado et al., 2006). Portanto, o transplante de precursores neurais derivados da EGM poderia modificar a circuitaria neural envolvida em doenças neurológicas cuja função sináptica inibitória é afetada, como na epilepsia e ansiedade. Esse projeto tem como objetivo avaliar o efeito do transplante de precursores interneuronais nos processos epileptogênicos e comportamentos associados a ele. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KAREN Y. YAMADA; SUSAN Y. SATAKE; JULIANA C. PERRY; KARINA O. GARCIA; VÂNIA D'ALMEIDA; SERGIO TUFIK; BEATRIZ M. LONGO; REGINA C. BARBOSA-SILVA. Effect of postnatal intermittent hypoxia on locomotor activity and neuronal development in rats tested in early adulthood. Psychology & Neuroscience, v. 7, n. 2, p. 125-130, . (06/61223-3, 98/14303-3, 09/07278-9, 10/00120-8, 09/03616-7, 09/07347-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: