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Os princípios histórico-filosóficos que fundamentam o projeto educativo do movimento dos trabalhadores rurais sem terra - mst

Processo: 08/06987-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2008 - 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Luiz Bezerra Neto
Beneficiário:Luiz Bezerra Neto
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Trabalhador rural  Escola rural 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação do campo | educação rural | movimentos dos trabalhadores rurais sem terra | trabalhador rural | educação rural

Resumo

A presente pesquisa, tem por objetivo discutir os princípios histórico-filosóficos que fundamentam as propostas de educação no MST, sua concepção educacional e sua visão de mundo, visto que esse Movimento entende como inexorável a reforma da educação, adaptada e adequada às condições do meio rural, compreendida como instrumento capaz de libertar a classe trabalhadora da exploração a que está submetida, provendo assim o acesso ao saber àqueles que foram de alguma forma excluídos socialmente. Discutir-se-á, ainda, o significado e a importância da proposta educacional implementada pelos Trabalhadores Rurais Sem Terra, vis-à-vis o ensino tradicional. Para tanto serão estudados os efeitos políticos, econômicos, culturais e educacionais do trabalho desenvolvido pelo MST nesse campo, através de suas escolas presentes no interior do Estado de São Paulo e de suas propostas educacionais.A necessidade de se aprofundar neste tema surgiu a partir do estudo desenvolvido durante a pesquisa realizada para a obtenção do título de mestre, momento em que me dediquei a analisar as práticas educativas e formativas do MST e as experiências de formação desenvolvidas no interior desse movimento. Ao ingressar no programa de doutorado da Faculdade de Educação da UNICAMP, procurei verificar o porquê de propostas semelhantes às do MST, apresentadas na primeira metade do século XX, não terem sido implementadas, ou pelo menos, não terem atingido os resultados esperados à época, ocasionando o retorno de sua apologia na atualidade. (AU)

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