Busca avançada
Ano de início
Entree

Paleofitogeografia e lignotafofloras da Bacia do Paraná durante o Neopaleozóico

Resumo

O fim da Era Paleozóica foi um momento de intensa modificação climática para o paleocontinente Gondwana, caracterizado por mudanças de condições mais frias (glaciais) a condições mais quentes e áridas. Tais tendências climáticas, tiveram importante influência na evolução dos biomas continentais daquele tempo. Neste contexto, a presente pesquisa propõe-se estudar a distribuição espacial e o desenvolvimento dos biomas que se desenvolveram durante o Neopaleozóico, na Bacia do Paraná. Para tanto pretende-se integrar o maior volume possível de dados bibliográficos sobre as paleofloras do Carbonífero e Permiano da bacia, utilizando SIG (sistema de informações georreferenciadas) com a finalidade de produzir mapas paleofitogeográficos que auxiliem na compreensão da dinâmica florística daqueles períodos. Adicionalmente, para cobrir um dos vazios de informação paleobotânica será realizado um estudo da lignoflora do Grupo Passa Dois, uma das, principais evidências da composição das florestas do Guadalupiano. Este estudo anatômico e sistemático terá seus resultados integrados àqueles gerados com SIG, em particular na construção de um mapa paleofitogeográfico da lignoflora permiana. Após a produção dos mapas poderão ser realizadas comparações com outras bacias brasileiras, gondwânicas e do Pangea. Finalmente, é importante mencionar que o SIG é uma ferramenta relativamente nova cuja aplicação na reconstituição paleofitogeográfica tem sido pouco utilizada embora apresente um grande potencial para a integração dos dados, de forma que, no final da pesquisa, uma nova metodologia paleontológica poderá ser proposta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FARIA, RAFAEL SOUZA; RICARDI-BRANCO, FRESIA; ROHN, ROSEMARIE; FERNANDES, MARCELO ADORNA; CHRISTIANO-DE-SOUZA, ISABEL. Permian woods with preserved primary structures from the southeast of Brazil (Irati Formation, Parana basin). PALAEOBIODIVERSITY AND PALAEOENVIRONMENTS, v. 98, n. 3, p. 385-401, SEP 2018. Citações Web of Science: 0.
CHRISTIANO-DE SOUZA, ISABEL CORTEZ; RICARDI-BRANCO, FRESIA; SILVA, ADALENE MOREIRA; EL DASH, LINDA GENTRY; FARIA, RAFAEL SOUZA. New approach for the study of paleofloras using geographical information systems applied to Glossopteris Flora. BRAZILIAN JOURNAL OF GEOLOGY, v. 44, n. 4, p. 681-689, DEC 2014. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.