Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo integrado do vale do baixo curso do rio acarau - ce com fundamento na analise da paisagem e qualidade da agua e solos.

Processo: 08/54259-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2008 - 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Jairo Roberto Jiménez-Rueda
Beneficiário:Jairo Roberto Jiménez-Rueda
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Bacia hidrográfica  Análise ambiental 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Ambiental | Bacia Hidrografica | Estudo Integrado

Resumo

As pesquisas de gênese, evolução e manejo de bacias hidrográficas vêm de longa data. No estado do Ceará, os recursos naturais encontram-se muito alterados pela contínua expansão das atividades produtivas do homem. Estas modificações ambientais determinam a alta vulnerabilidade dos recursos hídricos, que é agravada pelos grandes desmatamentos e remoção de matas ciliares para uso agrícola. Dentro desse contexto, a água constitui um dos recursos mais atingidos, contribuindo para o maior impacto ambiental e diminuindo a qualidade de vida da população ribeirinha. Este trabalho tem como objetivo a realização de um estudo ambiental que contempla formas do uso, ocupação e reorganização do meio físico, a partir da ordenação territorial das atividades econômicas e de políticas de conservação ambiental, que visem à gestão sustentável do solo no baixo curso do rio Acaraú-CE. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)