Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência de clamídia e gonococo em pacientes de fertilização in vitro

Processo: 07/05273-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2008 - 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Arlete Maria dos Santos Fernandes
Beneficiário:Arlete Maria dos Santos Fernandes
Instituição Sede: Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Prevalência  Fertilização in vitro 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clamídia | fertilização in vitro | Gonococo | Infetilidade | Mulheres inférteis | Prevalência | Saúde Materno-Infantil

Resumo

A clamídia e o gonococo estão entre os principais agentes patogênicos relacionados à ascensão endocervical para endométrio e tubas durante a propedêutica e tratamento da infertilidade, por serem muitas vezes assintomáticos (principalmente a clamídia). Por isso, é controverso na literatura o uso de antibióticos profiláticos nas pacientes que serão submetidas a procedimentos uterinos invasivos e ainda há poucos dados referentes à prevalência desses patógenos na população infértil que será submetida há algum tratamento em reprodução assistida.Objetivo: Determinar a prevalência de clamídia e gonococo em mulheres que serão submetidas à fertilização in vitro e estudar a possível relação dessa prevalência com algumas características das mesmas e com a causa de esterilidade.Sujeitos e Métodos: Será realizado um estudo de corte-transversal com 155 mulheres que farão fertilização in vitro, no Ambulatório de Esterilidade da UNICAMP. Estas serão avaliadas quanto à presença desses patógenos, através de captura híbrida em swab cervical. Além disso, serão obtidas informações sobre cada paciente, como causa de esterilidade, fatores sócio-econômicos e reprodutivos.Análise dos dados: Serão calculadas as freqüências das variáveis e a associação entre a presença dos patógenos. Para análise estatística se utilizará o teste do X2 de Pearson com nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PANTOJA, MARCIA; FERNANDES, ARLETE. Indications for in vitro fertilization at a public center for reproductive health in Campinas, Brazil. International Journal of Gynecology & Obstetrics, v. 128, n. 1, p. 14-17, . (07/05273-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: