Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação dos valores da pressão da arteria pulmonar, da oximetria, da hemogasometria e dos teores plasmáticos de lactato em bezerros originados por meio da técnica de transferência nuclear de células somáticas adultas - Clonagem.

Processo: 10/08670-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2010 - 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Eduardo Harry Birgel Junior
Beneficiário:Eduardo Harry Birgel Junior
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Oximetria  Lactatos  Células clonais  Hemogasometria 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bezerro neonato | clone | hemogasometria | lactato | oximetria | pressao artéria pulmonar | Neonatologia - Clonagem Animal

Resumo

Em continuidade às pesquisas desenvolvidas na Universidade de São Paulo, relacionada aos distúrbios na adaptação neonatal de bezerros, a presente pesquisa terá a finalidade de padronizar a metodologia utilizada para avaliações hemodinâmica da pressão da artéria pulmonar por meio da utilização do cateter de Swan-Ganz; padronizar a técnica de oximetria e correlacionar os resultados obtidos para saturação de oxigênio com aqueles encontrados na hemogasometria de sangue arterial e estabelecer valores de referência e avaliar a influência dos primeiros 15 dias de vida na mensuração da pressão da artéria pulmonar, da oximetria, da hemogasometria e dos teores plasmáticos de lactato obtidos em bezerros sadios e avaliar os resultados de hemogasometria, oximetria e lactato de bezerros clonados originados por meio da técnica de transferência nuclear de células somáticas adultas e realizar dentro da medida do possível exame para determinação da pressão da artéria pulmonar. Para a realização do presente projeto serão acompanhados 10 bezerros, nascidos de partos eutócicos e cinco bezerros originados por meio da técnica de transferência nuclear de células somáticas adultas - Clonagem durante os primeiros 15 dias de vida. Para a determinação da oximetria, da hemogasometria e dos teores plasmáticos de lactato, os animais serão submetidos a exames e colheita de amostras de sangue em 6 momentos (d ½ , 1º; 2º, 4º, 7º e 15º dia de vida), enquanto para a determinação dos valores da pressão da artéria pulmonar os animais serão submetidos a exames em 4 momentos (1º; 7º e 15º dia de vida). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YASUOKA, MELINA MARIE; MONTEIRO, BRUNO MOURA; FANTINATO-NETO, PAULO; PAIANO, RENAN BRAGA; FANTONI, DENISE TABACCHI; OTSUKI, DENISE AYA; BIRGEL JUNIOR, EDUARDO HARRY. Transient Pulmonary Artery Hypertension in Holstein Neonate Calves. ANIMALS, v. 10, n. 12, . (10/08670-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: