Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão e função do fator de transcrição cScratch na neurogênese do gânglio da raiz dorsal e no tubo neural

Processo: 09/50544-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2009 - 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Chao Yun Irene Yan
Beneficiário:Chao Yun Irene Yan
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crista neural 

Resumo

A crista neural é uma população de células provenientes do ectoderma que surge da fronteira entre a placa neural e ectoderma não-neural e que fica na região dorsal do tubo neural durante seu fechamento. Após o fechamento do tubo neural, as células da crista perdem sua afinidade pelo tubo neural, delaminam pelo mesênquima circundante, migram extensivamente e geram vários tipos celulares, incluindo: glia e neurônios do sistema nervoso sensorial, simpático e parassimpático, melanócitos, estrutura cartilaginosa cranio-facial, células medulares da adrenal (Douarin, 2004). A importância da sua ampla contribuição no desenvolvimento é refletida no número de malformações congênitas causadas por distúrbios na especificação e na migração da crista neural. A Síndrome de Treacher-Collins, que afeta visivelmente o desenvolvimento cranio-facial; a Síndrome de DiGeorge, que apresenta perturbações cardíacas e a Doença de Hirschsprung com distúrbios de inervação entérica, são exemplos ilustrativos da ampla participação da crista neural em vários eventos da organogênese (revisto em Hutson e Kirby, 2007; Farlie et al., 2004). Neste projeto, nós nos propomos a investigar o papel do fator de transcrição Scratch no desenvolvimento de derivados da crista neural. Especificamente, iremos realizar experimentos funcionais e mecanísticos em embriões de galinha. O Scratch é membro da superfamília Snail/Slug de fatores de transcrição que sabidamente atuam no desenvolvimento da crista neural. Nosso laboratório clonou recentemente o homólogo de Scratch2 na galinha (cScrt2) e nossos dados preliminares indicam que cScratch2 pode ter um papel na neurogênese da medula espinhal e dos gânglios da raiz dorsal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KANNO, TATIANE Y. N.; ESPREAFICO, ENILZA M.; IRENE YAN, CHAO YUN. Role of myosin Va in neuritogenesis of chick dorsal root ganglia nociceptive neurons. Cell Biology International, v. 38, n. 3, p. 388-394, MAR 2014. Citações Web of Science: 1.
VIECELI, FELIPE MONTELEONE; SIMOES-COSTA, MARCOS; TURRI, JOSE ANTONIO; KANNO, TATIANE; BRONNER, MARIANNE; YAN, CHAO YUN IRENE. The transcription factor chicken Scratch2 is expressed in a subset of early postmitotic neural progenitors. GENE EXPRESSION PATTERNS, v. 13, n. 5-6, p. 189-196, JUN-JUL 2013. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.