Busca avançada
Ano de início
Entree

Embriogênese e conservação ex-situ de germoplasma em Araucaria angustifolia: aspectos fisiológicos, bioquímicos e moleculares

Resumo

Araucaria angustifolia é uma espécie arbórea nativa da Mata Atlântica, que devido à intensa exploração extrativista, encontra-se ameaçada de extinção. O desenvolvimento e a implementação de estratégias para a conservação e recuperação das populações remanescentes são de extrema importância, para esta espécie. Contudo, o longo período para alcançar o seu estádio reprodutivo, a fenologia irregular e o caráter recalcitrante da semente dificultam o estabelecimento e a utilização de programas tradicionais de conservação e melhoramento genético. Técnicas de cultivo in vitro, incluindo a embriogênese somática, associadas às metodologias de criopreservação, constituem ferramentas biotecnológicas importantes para a propagação clonal e conservação ex situ desta espécie arbórea nativa e recalcitrante. O uso desta abordagem biotecnológica é relativamente nova, e possui uma série de pontos de controle que devem ser elucidados. O objetivo geral do presente projeto é o estudo do processo de embriogênese somática e da criopreservação, como alternativas para a propagação clonal e conservação ex situ, de genótipos elite de A. angustifolia. Para tanto, serão avaliados diferentes, parâmetros moleculares, através da genômica funcional e proteômica comparativa, e parâmetros bioquímicos/fisiológicos, através das moléculas sinalizadoras (poliaminas, óxido nítrico e ácido abcísico), durante a embriogênese e criopreservação. Os resultados a serem obtidos são fundamentais para: a) o conhecimento dos aspectos moleculares envolvidos no processo de embriogênese, e o aperfeiçoamento de protocolos nas etapas de indução, maturação e regeneração de plântulas a partir de culturas embriogênicas de A. angustifolia; b) a compreensão dos diferentes aspectos fisiológicos e bioquímicos durante a criopreservação de embriões zigóticos, ápices caulinares e linhagens celulares embriogênicas, e o estabelecimento de bancos de germoplasma ex situ em A. angustifolia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JO, LEONARDO; DOS SANTOS, ANDRE L. W.; BUENO, CAROLINE A.; BARBOSA, HELOISA R.; FLOH, ENY I. S.. Proteomic analysis and polyamines, ethylene and reactive oxygen species levels of Araucaria angustifolia (Brazilian pine) embryogenic cultures with different embryogenic potential. TREE PHYSIOLOGY, v. 34, n. 1, p. 94-104, . (10/50868-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.