Busca avançada
Ano de início
Entree

Inversão sexual e conservação de serranideos: viabilidade na utilização de inibidores de aromatase e monitoramento histofisiologico durante a inversão do sexo da garoupa (Epinephelus marginatus), hermafrodita protogínica

Resumo

A inversão do sexo em peixes hermafroditas sequenciais ocorre em decorrência de diversos fatores, dentre eles, fisiológicos, genéticos e comportamentais, ou ainda decorrente do comportamento social. Nos peixes hermafroditas marinhos as alterações sexuais são acompanhadas por alterações anato-funcionais das gônadas, coloração e comportamento. A utilização dos inibidores de aromatase promove uma inibição da síntese dos estrogênios gonadais, acompanhados por uma degeneração de oócitos ovarianos e uma indução na síntese de testosterona com subseqüente proliferação de células germinativas espermatogênicas, determinando a inversão sexual em algumas espécies protogínicas. Considerando-se os resultados positivos com esses inibidores, esta sendo proposta a sua utilização em uma espécie de Serranídeo da fauna nativa, a garoupa verdadeira, E. marginatus, haja vista a dificuldade que ocorre atualmente com a reprodução desta espécie, que sendo protogínia, apresenta grandes dificuldades na manutenção de indivíduos do sexo masculino em seus cardumes e encontra-se na lista de espécies sobrexplotadas. Torna-se evidente a importância do estudo das alterações histofisiológicas de tecidos endócrinos durante a inversão sexual nesta espécie, utilizando um inibidor da enzima aromatase. O aprimoramento desta técnica e o conhecimento da base fisiológica das alterações serão considerados como requisitos para a produção de machos em cativeiro, a serem utilizados em reprodução induzida e repovoamento. O padrão de secreção das gonadotropinas, assim como as alterações histomorfológicas nás gônadas, determinando as estruturas e células testiculares marcadoras na transição dos ovários para os testículos, serão consideradas durante o processo de inversão sexual. Os esteróides gonadais serão investigados como possíveis indicadores fisiológicos do sexo e estádio de maturação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES-FILHO, J. A.; GARCIA, C. E. O.; CHEHADE, C. G.; SANCHES, E. G.; BORELLA, I, M.; LO NOSTRO, F. L.; ARAUJO, B. C.; BRANCO, G. S.; MOREIRA, R. G. Gonadal remodeling and hormonal regulation during sex change of juvenile dusky grouperEpinephelus marginatus(Teleostei, Serranidae), an endangered protogynous hermaphrodite fish. FISH PHYSIOLOGY AND BIOCHEMISTRY, v. 46, n. 5 JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.