Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e caracterização de linhagem de células tronco retiradas do raspado alveolar

Processo: 09/00041-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2009 - 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Andrea Mantesso Pobocik
Beneficiário:Andrea Mantesso Pobocik
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Patologia bucal  Células-tronco  Regeneração tecidual guiada periodontal  Polpa dentária 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Células tronco | osso alveolar | Regeneração Tecidual | Patologia Bucal

Resumo

Há um grande interesse hoje no estudo de células-tronco em função de sua capacidade de renovação celular e alta plasticidade. Estas características capacitam essas células a produzirem células maduras de diferentes linhagens que participam ativamente na manutenção do processo de homeostase e de regeneração tecidual. Na odontologia, Gronthos et al., em 2000, descobriram na polpa dental, células altamente proliferativas, clonogênicas, hábeis em regenerar tecidos e capazes de auto-renovação, propriedades que definem tais células como células-tronco. Estudos subsequentes mostraram que outras regiões dentais como o ligamento periodontal, o capuz pericoronário e a papila apical também apresentavam células-tronco com características similares. Além disso, nossos estudos prévios mostraram que células de ciclagem lenta, capacidade de resposta à injúria e de migração após transplante, propriedades atribuídas às células-tronco, estavam localizadas com maior frequência na região externa do dente quando comparadas com as encontradas na polpa dental. Estas células caracteristicamente compunham a segunda camada de células dos vasos sanguíneos e apresentavam grande proximidade com o osso alveolar. No entanto, até o momento não há estudo na literatura que tenha tentado isolar células-tronco de osso alveolar, embora esse tecido comumente fique exposto e facilmente acessível no momento da extração dentária. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é estudar a presença de células-tronco, através de seu isolamento e caracterização a partir de raspado de osso alveolar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIGUITA, LUCYENE; ZINDEL DEBONI, MARIA CRISTINA; SHARPE, PAUL; MANTESSO, ANDREA. Characterization of progenitor/stem cell population from human dental socket and their multidifferentiation potential. CELL AND TISSUE BANKING, v. 21, n. 1, . (09/00041-3, 10/06936-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: