Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da longevidade do tratamento da hipersensibilidade dentinaria cervical com laser de nd:yag.

Processo: 07/55487-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2008 - 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Ana Cecília Corrêa Aranha
Beneficiário:Ana Cecília Corrêa Aranha
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia a laser de alta intensidade  Laser de alta intensidade  Lasers de Nd-YAG  Túbulos dentinários  Dentina 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dentina | Laser De Alta Potencia | Laser De Nd:Yag | Tubulos Dentinarios

Resumo

A hipersensibilidade dentinária é uma condição clínica odontológica relativamente comum da dentição permanente, podendo variar desde um desconforto até uma dor de grande intensidade. Muitos tratamentos são propostos mas nenhum deles apresenta-se efetivo com relação à longevidade de sua ação. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é avaliar através de Microscopia Eletrônica de Varredura, a oclusão de túbulos dentinários após tratamento da dentina com o laser de Nd:YAG e agente dessensibilizante, observando a influência da escovação e do consumo de alimentos ácidos na longevidade dos tratamentos por um período de 4 semanas. Serão selecionados 16 terceiros molares humanos que serão limpos e, a seguir, posicionados em cortadeira metalográfica para a obtenção de discos de dentina de 2 mm de espessura da região cervical. Os discos de dentina serão seccionados em 4 partes iguais com auxílio de disco diamantado dupla face. Cada amostra será incluída em resina acrílica no qual as faces oclusais dos discos ficarão expostas para padronização da localização dos túbulos dentinários. Após a polimerização da resina, as amostras serão desgastadas em politriz com lixas de granulação decrescente até exposição e padronização da dentina superficial. Serão delimitadas as áreas de trabalho (3x3mm). As amostras serão condicionadas com ácido fosfórico 35% por 15 segundos e em seguida, receberão o tratamento (Laser de Nd:YAG ou agente dessensibilizante Gluma Desensitizer). As análises por microscopia eletrônica de varredura seguirão o tempo estipulado para cada grupo (imediatamente, 1 semana e 4 semanas). Durante os tempos experimentais, as amostras serão submetidas ao desafio mecânico (escovação simulada) e desafio acido (imersão em solução ácida). As microscopias eletrônicas serão analisadas a partir de uma grade no qual serão contados os túbulos dentinários ocluídos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUGLIELMI, CAMILA A. B.; RAMALHO, KAREN MUELLER; SCARAMUCCI, TAIS; DA SILVA, SANDRA REGINA ECHEVERRIA P.; IMPARATO, JOSE CARLOS P.; PINHEIRO, SERGIO LUIZ. Evaluation of the furcation area permeability of deciduous molars treated by neodymium:yttrium-aluminum-garnet laser or adhesive. Lasers in Medical Science, v. 25, n. 6, p. 873-880, . (07/55487-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: