Busca avançada
Ano de início
Entree

Programa de remediação fonológica, em crianças com dislexia do desenvolvimento

Processo: 09/11114-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2009 - 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
Beneficiário:Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):09/18384-4 - Programa de remediação fonológica, em crianças com dislexia do desenvolvimento, BP.TT
Assunto(s):Transtornos de aprendizagem  Dislexia  Escrita  Leitura  Resultado do tratamento  Crianças 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | Dislexia | Escrita | Leitura | Remediação | Disturbios de Aprendizagem

Resumo

A Dislexia é apresentada em várias formas de linguagem, frequentemente incluídos problemas na leitura, aquisição e capacidades de escrever e soletrar. A pesquisa relativa à remediação fonológica, de leitura e escrita da criança com dislexia do desenvolvimento justifica-se quando deparamos com alguns dados significativos sobre o problema. No Brasil ainda existem poucos centros capacitados em trabalhos direcionados ao atendimento de crianças com o quadro de dislexia do desenvolvimento. Na Clinica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru- FOB/USP e os profissionais do Ambulatório de Neuro-Dificuldades de Aprendizagem e do Laboratório DISAPRE (Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem e da Atenção) sentem necessidade da continuidade ao atendimento de crianças com distúrbios de aprendizagem após diagnóstico. Estas necessidades práticas, associadas da dificuldade em encontrar estudos nacionais que descrevam os resultados de programas de remediação eficazes no trabalho com as dificuldades de leitura e escrita de crianças com quadro de dislexia do desenvolvimento, levou a realidade deste trabalho que possibilitará maior aprofundamento teórico sobre as características cognitivo-linguísticas de crianças com dislexia do desenvolvimento antes e depois de instrução direta com habilidades fonológica, de leitura e escrita, possibilitando assim o uso de um instrumento para a nossa população que traga uma melhor qualidade no atendimento e principalmente adequação destas crianças no ambiente escolar.Objetivo principal deste projeto é elaborar um programa de remediação fonológica, de leitura e escrita elaborada a partir de habilidades fonológicas, auditivas, visuais de leitura e escrita. O Programa elaborado visa à melhora no desenvolvimento da criança com o diagnóstico da dislexia do desenvolvimento a partir das habilidades citadas anteriormente que são necessárias para um bom desempenho na aprendizagem. Ainda deve-se relevar a importância de resultados eficazes no "tratamento" clínico de crianças com este quadro. Espera-se, com este estudo, uma melhora no desempenho escolar de crianças que apresentam o quadro de dislexia do desenvolvimento, com adequação dos aspectos cognitivo-linguísticos através de um programa de remediação para esta população no Brasil, sendo possível torna-la viável para todos os profissionais que atuam nesta área. Participarão deste estudo 40 crianças de ambos os gêneros, na faixa etária de 8 a 14 anos de idade que frequentam o Ensino Fundamental, com diagnóstico de dislexia do desenvolvimento realizado na Clinica de Fonoaudiologia da FOB/USP (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVARENGA, KATIA DE FREITAS; ARAUJO, ELIENE SILVA; FERRAZ, ERIKA; PINHEIRO CRENITTE, PATRICIA ABREU. P300 auditory cognitive evoked potential as an indicator of therapeutical evolution in students with developmental dyslexia. CoDAS, v. 25, n. 6, p. 6-pg., . (09/11114-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: