Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da expressao de egfr e de proteinas relacionadas no carcinoma hepatocelular avancado e tecido hepatico circunjacente

Resumo

O carcinoma hepatocelular (CHC) é prevalente, apresentando-se com freqüência como doença avançada, com reduzidas possibilidades terapêuticas. Destacam-se como fatores de risco para HCC as infecções persistentes da hepatite B e C (VHC), além de uma série de alterações genéticas que compreendem ativação de oncogenes e inativação de supressores tumorais. O receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR/HER1) e proteínas por ele ativadas, especialmente as quinases, são alvos promissores na terapêutica. Estudos indicam que níveis elevados de expressão de EGFR são encontrados em CHC, o que tem sido relacionado a tumores mais agressivos e a maior taxa de proliferação celular, contribuindo no desenvolvimento e manutenção do fenótipo tumoral. A introdução recente do bloqueador de múltiplas vias sorafenib no tratamento do CHC exemplifica a estratégia de bloqueio da via Ras kinase. Os objetivos deste projeto são: 1-Avaliar a expressão de EGFR, EGFR fosforilado (pEGFR), HER2, ADAM17, ERK1/2 e pERK1/2, MAPK, pMAPK, AKT e pAKT, ciclina D1, Ki67 e marcadores de apoptose no CHC avançado, tecido hepático circunjacente e metástases no contexto da infecção pelo VHC; 2-Correlacionar a dados clínicos e anatomopatológicos e 3- Avaliar a presença de amplificação e polissemias dos genes EGFR e HER2 em CHC. Casuística e métodos: Estudo retrospectivo incluindo casos de necropsias e ressecções cirúrgicas de pacientes com diagnóstico de CHC avançado e/ou cirrose e respectivos grupos controles. Construção de arranjos de tecido em matriz (Tissue Microarrays - TMA's), a partir de amostras dos blocos de parafina arquivados. Avaliação qualitativa e semi-quantitativa de expressão protéica por imunoistoquímica e análise do número de cópias dos genes EGFR e HER2 por hibridização in situ cromogênica (CISH) e por fluorescência (FISH). Análise estatística univariada e multivariada ao nível de significância de 0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FELIPE-SILVA, ALOISIO; WAKAMATSU, ALDA; CIRQUEIRA, CINTHYA DOS SANTOS; FERREIRA ALVES, VENANCIO AVANCINI. Immunohistochemistry panel segregates molecular types of hepatocellular carcinoma in Brazilian autopsy cases. WORLD JOURNAL OF GASTROENTEROLOGY, v. 22, n. 27, p. 6246-6256, JUL 21 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.