Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de genes relacionados ao ritmo circadiano e ao GLUT-4 em portadores de obesidade

Processo: 09/03065-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2009 - 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Sandra Mara Ferreira Villares
Beneficiário:Sandra Mara Ferreira Villares
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Endocrinologia  Obesidade  Resistência à insulina  Núcleo supraquiasmático  Relógios circadianos  Genes de relógio  Expressão gênica  Polimorfismo genético  Transportador de glucose tipo 4  Tecido adiposo  Adultos  Crianças 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adultos | crianças | expressão gênica | genes do relógio circadiano | obesidade | Polimorfismos | Endocrinologia

Resumo

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade e, apesar do que se tem descoberto sobre a regulação do peso corporal e adiposidade, a prevalência de obesidade continua aumentando nas populações mundiais. Ritmos biológicos são controlados em grande parte pelos relógios circadianos central (núcleo supraquiasmático) e periféricos (demais tecidos), mecanismos moleculares que sincronizam o organismo com as mudanças do meio ambiente, antecipando respostas fisiológicas e comportamentais para garantir de forma mais eficiente a sobrevivência individual e da espécie. Os mecanismos pelos quais ritmos alterados de 24 horas são traduzidos em aumento de adiposidade ainda são desconhecidos. O transportador de glicose GLUT4 é essencial para que o tecido adiposo responda de maneira adequada ao estímulo insulínico, e a proteína EDH1 é fundamental para a translocação das vesículas intracelulares contendo GLUT4 para a membrana plasmática, permitindo a entrada de glicose na célula. Já foi comprovado que existe uma relação entre ritmos circadianos e o controle das homeostasias glicêmica e lipídica, e levantou-se a hipótese de que provavelmente os clock genes participam ativamente do estabelecimento da resistência à insulina e da obesidade. Assim, os objetivos principais deste estudo são: investigar polimorfismos em genes componentes do relógio circadiano e da proteína EHD1 em crianças e adultos obesos, e investigar a expressão de genes componentes do relógio circadiano e suas possíveis correlações com as expressões gênicas de GLUT4 e EHD1, em três diferentes tipos de tecido adiposo de obesos, todos pacientes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O objetivo final é identificar novos caminhos relacionados ao relógio circadiano e/ou à EDH1 que possam contribuir para o desenvolvimento da obesidade humana e da resistência à insulina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANQUETTA, MELISSA MOREIRA; CORREA-GIANNELLA, MARIA LUCIA; GIANNELLA-NETO, DANIEL; ALONSO, PAULINO ALBERTO; MARTINS VAZ GUIMARAES, LIGIA MARIA; MEYER, ALBERTO; FERREIRA VILLARES, SANDRA MARA. Expression of Clock Genes in Human Subcutaneous and Visceral Adipose Tissues. CHRONOBIOLOGY INTERNATIONAL, v. 29, n. 3, p. 252-260, . (09/03065-0, 08/05601-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: