Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo do desempenho cognitivo de portadores adultos do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) associado a transtorno por uso de substâncias psicoativas (TUSP) e portadores de TDAH sem a presença de TUSP

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno mental, caracterizado por desatenção, desorganização, esquecimentos e/ou impulsividade e hiperatividade. Apresenta alto risco para o transtorno por uso de substâncias psicoativas (TUSP). Ambos os transtornos mostram sintomalogias similares e podem ocorrer como comorbidade, o que pode dificultar o diagnóstico diferencial, mas existem poucos estudos com grupo de TDAH adultos. Objetivo: Identificar características cognitivas em memória verbal, funções executivas e cognição em dois grupos de adultos; um com portadores de TDAH e TUSP (dependência de cocaína) e o outro com TDAH sem TUSP e analisar o desempenho cognitivo do grupo TDAH e TUSP em relação a variável freqüência do uso. Hipótese: 1. o grupo TDAH e TUSP apresenta pior desempenho nas tarefas cognitivas avaliadas do que o grupo TDAH sem TUSP e 2. piores resultados em memória verbal, funções executivas e cognição social estão associados ao tempo e alta freqüência no uso de substancias psicoativas. Métodos: 40 pessoas com TDAH e TUSP e 40 com TDAH sem TUSP, de ambos os sexos, de 18 a 60 anos. Serão recrutadas no Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo e na comunidade em geral. Critérios de exclusão: doenças neurológicas, tentativa de suicídio, esquizofrenia, gravidez, outra dependência, além de cocaína e necessidade de internação. Diagnósticos serão feitos de acordo com DSM-IV-TR. A abstinência será verificada antes da avaliação neuropsicológica através de teste de rastreio de substâncias psicoativas na urina. Depois farão a avaliação que usará os testes padronizados: Stroop Test, Trail Making, Iowa Gambling Task, Torre de Hanoi, Eyes Task, WCST, WASI, Dígitos, RAVLT, Memória Lógica, FAS e Seqüência de Números e Letras. Estes testes são considerados para avaliar as dimensões de memória verbal, funções executivas e cognição social tanto em TDAH quanto em Dependência de Substâncias Psicoativas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIGUEL, CARMEN S.; MARTINS, PAULA A.; MOLEDA, NATHALYA; KLEIN, MARGARETE; CHAIM-AVANCINI, TIFFANY; GOBBO, MARIA A.; ALVES, TANIA M.; SILVA, MARIA A.; LOUZA, MARIO R. Cognition and impulsivity in adults with attention deficit hyperactivity disorder with and without cocaine and/or crack dependence. DRUG AND ALCOHOL DEPENDENCE, v. 160, p. 97-104, MAR 2016. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.