Busca avançada
Ano de início
Entree

Bioindicadores da qualidade do solo em uma cronoseqüência de restauração ambiental

Resumo

Os fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) são importantes para manter um solo saudável. São responsáveis pela melhoria da agregação do solo, pelo o aumento da absorção de nutrientes pelas plantas, estimula as bactérias fixadoras de nitrogênio, aumenta da concentração de carbono no solo e ainda podem servir como nutrientes para a mesofauna. A mesofauna não é diferente, são em conjunto com a microbiota edáfica responsáveis pela decomposição da matéria orgânica pela ciclagem de nutrientes e são vistos como dispersores de FMAs no ambiente. Alterações ambientais podem interferir nas características da biomassa microbiana, no processo de ciclagem de nutrientes, nas características físicas e também da diversidade FMAs e da mesofauna. Assim, com intuito de conhecer melhor as características do desenvolvimento dessa rede de interações biológicas, foram selecionadas três áreas com estágios diferentes de recuperação (3, 8 e 20 anos) as quais serão comparadas com uma floresta Estacional Semidecídua nativa intacta a partir dos atributos físicos, químicos e biológicos. Pode-se assim, conhecer as diferentes interações entre estes atributos e identificar potenciais bioindicadores da qualidade do solo ou do tempo de recuperação. Com este conhecimento pode-se, além de gerar estudos pouco explorados no Brasil, e inclusive, desenvolver métodos para acelerar a recuperação ambiental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONFIM, J. A.; VASCONCELLOS, R. L. F.; STUERMER, S. L.; CARDOSO, E. J. B. N.. Arbuscular mycorrhizal fungi in the Brazilian Atlantic forest: A gradient of environmental restoration. APPLIED SOIL ECOLOGY, v. 71, p. 7-14, . (09/07506-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.