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Desenvolvimento de veículos autônomos submarinos de baixo custo: parte 2: implementação e estudo de manobralidade

Resumo

Este projeto de pesquisa dá continuidade ao projeto individual recém finalizado (proc. n. 2005/55847-1), voltado ao desenvolvimento de veículos autônomos submarinos de baixo custo. Nesta etapa, o aspecto tecnológico do projeto visa a implementação de um protótipo auto-propelido, com sistemas de controle e manobra embarcados, e a realização de ensaios preliminares do mesmo num tanque de provas. Pretende-se aproveitar a geometria e parte dos recursos gerados no projeto anterior para a concretização deste primeiro protótipo. Dentre estes recursos, destaca-se o sistema propulsor, cujo desenvolvimento será continuado. Quanto ao aspecto teórico-experimental, no estudo de manobrabilidade, serão investigadas formulações analíticas e semi-empíricas para a estimativa de esforços não-lineares, que são funções de uma faixa típica de variação do ângulo de ataque, para a missão de um AUV. O casco e uma das configurações de hidroplanos analisados dizem respeito ao AUV indiano Maya, que faz parte de um projeto luso-indiano de pesquisa, com o qual o autor coopera. Através da comparação com resultados experimentais, que, em parte, serão gerados em corridas no tanque de provas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, pretende-se validar as formulas ou ajustá-las. Além da abordagem analítica e experimental, pretende se prosseguir com o apoio de simulações numéricas utilizando recursos de dinâmica dos fluidos computacionais, CFD, para validar e orientar a definição de formulações analíticas. (AU)

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