Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensaio clínico randomizado sobre a efetividade do laser em baixa intensidade na cicatrização e na dor perineal após o parto normal

Resumo

Trata-se de um ensaio clínico controlado, paralelo e randomizado, com objetivo de avaliar os efeitos da irradiação com laser em baixa intensidade na região perineal da mulher submetida a episiotomia no parto normal, para o alívio da dor e para aceleração do processo cicatricial. O estudo será realizado no Centro de Parto Normal e Alojamento Conjunto do Amparo Maternal, localizado na zona sul da cidade de São Paulo. Farão parte deste estudo puérperas submetidas a episiotomia médio-lateral direita durante o parto normal na instituição. As puérperas serão divididas em dois grupos - Grupo experimental, formado por mulheres nas quais serão aplicadas três doses da irradiação com laser em baixa intensidade sobre a lesão perineal, de modo pontual com luz de comprimento de onda de 660nm e dose de 3,8J/cm2 e, Grupo Controle será simulado todo o tratamento com o laser para avaliar os possíveis efeitos placebo da terapia. As variáveis quantitativas serão analisadas considerando os valores mínimos e máximos, cálculo de médias, desvios-padrão e medianas. Para as variáveis qualitativas serão calculadas as freqüências absolutas e relativas. Para a comparação dos grupos em relação às proporções será realizado o teste Qui-quadrado ou Exato de Fisher. Quando a suposição de normalidade dos dados for rejeitada será utilizado o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis. Para a avaliação da evolução da dor em cada grupo será utilizado o teste não-paramétrico de Friedman. Todos os testes estatísticos serão realizados admitindo-se o nível de significância de 95%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, JAQUELINE DE O.; DE OLIVEIRA, SONIA M. J. V.; DA SILVA, FLORA M. B.; NOBRE, MOACYR R. C.; OSAVA, RUTH H.; RIESCO, MARIA L. G. Low-level laser therapy for pain relief after episiotomy: a double-blind randomised clinical trial. JOURNAL OF CLINICAL NURSING, v. 21, n. 23-24, p. 3513-3522, DEC 2012. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.