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Crença e preconceito: o tratamento de temas religiosos pela imprensa brasileira - 2007/2008

Resumo

Esta pesquisa pretende contribuir para a crítica da imprensa brasileira. O intuito é mapear como uma parcela da midia brasileira, a mais influente, tem respondido recentemente à explosiva relevância das religiões e da religiosidade nos cenários político, cultural e comportamental. Analisaremos em que medida a escolha dos temas e episódios (pauta), o seu enfoque (edição), e os artifícios de linguagem nos textos podem refletir preconceitos e partidarismos, e os disseminar para a opinião pública. Faremos um levantamento minucioso (diário e semanal) de quatro importantes veículos, os jornais O Globo, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e a revista Veja, por um período de sete meses, e em seguida a tabulação e análise comparativa dos dados, a partir dos seguintes eixos: a) se há ou não um tratamento privilegiado, e em que termos, para diferentes confissões como catolicismo, protestantismo (evangélicos e neo-pentecostais), judaísmo e islamismo; b) quais os critérios e as pré-concepções que norteiam a seleção e edição dos temas; c) qual a abordagem específica dos tópicos de maior incidência e atualidade, como o avanço do neo-fundamentalismo, religião e conflagrações políticas, religião e pertinência social e d)em que medida o discurso sobre as religiões e a religiosidade, nestas publicações, embute e propaga, explícita ou implicitamente, alinhamentos favoráveis ou desfavoráveis, cujo efeito é o de uma "pregação" informal, porém persuasiva. (AU)

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