Busca avançada
Ano de início
Entree

Doenca sexualmente transmissivel em profissionais do sexo: estudo realizado em municipio de medio porte do interior paulista.

Processo: 08/58177-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2009 - 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Cristina Maria Garcia de Lima Parada
Beneficiário:Cristina Maria Garcia de Lima Parada
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Hepatite  Prevalência  Sífilis  HIV 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doenca Sexualmente Transmissiv | Hepatite | Hiv | Infeccao: Prevencao E Controle | Prevalencia | Sifilis

Resumo

As profissionais do sexo apresentam a característica singular de manterem atividade sexual intensa, muitas vezes com grande quantidade de coitos por dia e de forma insegura, acrescida do risco decorrente do uso de substâncias químicas locais e de eventuais microtraumatismos vaginais, com provável perturbação do ecossistema vaginal, o que as deixa vulneráveis a DSTs, especialmente aquelas causadas pela Clamydia trachomatis (CT), Neisseria gonorrhoeae (NG), Papilomavírus Humano (HPV) e Trichomonas vaginalis (TV). Além destes fatores, práticas e situações relacionadas à prostituição, incluindo o consumo de drogas ilícitas e de bebidas alcoólicas, a exposição a prisões, o baixo nível educacional e a marginalização socioeconômica, contribuem com a vulnerabilidade deste grupo de mulheres às doenças de transmissão sexual. Em contrapartida, devido ao estigma a que são expostas, as PS têm recebido pouca atenção por parte dos órgãos de saúde e pesquisadores no Brasil, resultando na carência de informações que permitam um melhor conhecimento de aspectos ligados aos riscos a que são submetidas, essenciais para orientação de programas preventivos. Frente a essas questões, justifica-se a realização do presente estudo, cujo objetivo geral será identificar a prevalência de DST entre profissionais do sexo. Trata-se de estudo de abrangência populacional, incluindo profissionais do sexo do município de Botucatu acompanhadas pelo Programa de Prevenção DST/AIDS, estimando-se o número de mulheres em 100. Será realizado diagnóstico etiológico das DSTs, utilizando exames de padrão-ouro: cultura em meio de Diamond (Trichomonas vaginalis), reação em cadeia da polimerase ou PCR (Chlamydia trachomatis e Papiloma vírus humano) e cultura em meio específico (Neisseria gonorroheae). Sangue periférico (10 ml) será colhido por punção venosa para pesquisa de HIV, Hepatites B e C e Sífilis. Para processamento e análise dos dados, será construído banco de dados no sistema Excel, a ser analisado no software estatístico Epiinfo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALDIN-DAL POGETTO, MAIRA RODRIGUES; SILVA, MARCIA GUIMARAES; GARCIA DE LIMA PARADA, CRISTINA MARIA. Prevalência de doenças sexualmente transmissíveis em mulheres profissionais do sexo, em um município do interior paulista, Brasil. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 19, n. 3, p. 493-499, . (08/58177-5)
MAÍRA RODRIGUES BALDIN DAL POGETTO; LARISSA DODDI MARCELINO; MARIA ANTONIETA DE BARROS LEITE CARVALHAES; VERA LÚCIA MORES RALL; MÁRCIA GUIMARÃES DA SILVA; CRISTINA MARIA GARCIA DE LIMA PARADA. Características de população de profissionais do sexo e sua associação com presença de doença sexualmente transmissível. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 46, n. 4, p. 877-883, . (08/58177-5)
MAÍRA RODRIGUES BALDIN-DAL POGETTO; MÁRCIA GUIMARÃES SILVA; CRISTINA MARIA GARCIA DE LIMA PARADA. Prevalência de doenças sexualmente transmissíveis em mulheres profissionais do sexo, em um município do interior paulista, Brasil. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 19, n. 3, p. 493-499, . (08/58177-5)
BALDIN-DAL POGETTO, MAIRA RODRIGUES; SILVA, MARCIA GUIMARAES; GARCIA DE LIMA PARADA, CRISTINA MARIA. Prevalence of Sexually Transmitted Diseases in Female Sex Workers in a City in the Interior of Sao Paulo, Brazil. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM, v. 19, n. 3, p. 7-pg., . (08/58177-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: