Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrão de metilação dos genes hMLH1 e RASSF1 e análise proteômica em linhagens celulares de carcinoma de bexiga tratadas com os antineoplásicos cisplatina e gencitabina

Resumo

Os agentes químicos utilizados na terapia do câncer estão frequentemente associados ao bloqueio ou retardo do ciclo celular, ativação ou desativação de mecanismos de reparo do DNA e apoptose. Entretanto, devido à complexidade dos sistemas biológicos, pouco é conhecido sobre os mecanismos moleculares responsáveis por essas atividades. Dessa maneira, os estudos de expressão gênica e protéica têm se mostrado promissores para o entendimento das respostas celulares e dos mecanismos de regressão de neoplasias frente à exposição a agentes químicos. Nesse contexto, eventos epigenéticos têm sido propostos para explicar mecanismos de resistência adquirida a drogas antineoplásicas, sendo a metilação do DNA, um dos tipos de herança epigenética, considerada como importante regulador da expressão gênica. O presente projeto objetiva avaliar os padrões de expressão protêica em células de carcinoma transicional de bexiga, expostas ou não às drogas cisplatina e gencitabina, a fim de contribuir para o entendimento das atividades quimioterápicas e, consequentemente, dos mecanismos relacionados à involução de neoplasias uroteliais. Propõe-se, também, comparar os resultados com os dados de expressão gênica que estão sendo obtidos em estudo em andamento em nosso laboratório, utilizando o mesmo delineamento experimental (Proc. Fapesp 2005/58349-2). Soma-se a isso, a proposta de avaliar o padrão de metilação dos genes hMLH1 (gene envolvido no reparo mismatch de DNA) e RASSF1 (gene cuja proteína atua na via de sinalização da proteína ras), comparando o perfil encontrado com os níveis de expressão gênica quantificados por PCR quantitativo em tempo real. Espera-se, por fim, que o conjunto de resultados possa contribuir para o conhecimento dos efeitos toxicogenômicos e epigenéticos do tratamento químico e, com isso, para o entendimento dos mecanismos funcionais envolvidos no sucesso ou na resistência aos tratamentos antineoplásicos utilizados atualmente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, DAIANE TEIXEIRA; VENTURA SAVIO, ANDRE LUIZ; DE CASTRO MARCONDES, JOAO PAULO; BARROS, TATIANE MARTINS; BARBOSA, LUDMILA CORREIA; FAVERO SALVADORI, DAISY MARIA; DA SILVA, GLENDA NICIOLI. Cytotoxic and toxicogenomic effects of silibinin in bladder cancer cells with different TP53 status. JOURNAL OF BIOSCIENCES, v. 42, n. 1, p. 91-101, . (08/09147-6)
DA SILVA, GLENDA NICIOLI; FILONI, LEANDRO TOSHIO; SALVADORI, MARIA CECILIA; FAVERO SALVADORI, DAISY MARIA. Gemcitabine/Cisplatin Treatment Induces Concomitant SERTAD1, CDKN2B and GADD45A Modulation and Cellular Changes in Bladder Cancer Cells Regardless of the Site of TP53 Mutation. Pathology & Oncology Research, v. 24, n. 2, p. 407-417, . (08/09147-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: