Busca avançada
Ano de início
Entree

Biblioteca Histórica da Escola Normal de Piracicaba: constituição do acervo, circulação de modelos culturais e formação do leitor

Resumo

A Pesquisa se concentra na realização de um estudo sobre o acervo histórico presente na biblioteca da antiga Escola Normal de Piracicaba, constituído principalmente entre os anos de 1911 e 1970. O objetivo principal é analisar as estratégias de intervenção cultural e a imposição de determinados saberes para a formação do professorado e do próprio campo da educação contidos no processo de organização da biblioteca da Escola Normal de Piracicaba. Para tanto pretende analisar as políticas de aquisição, organização e disposição dos materiais contidos na Biblioteca ao longo do tempo; e analisar as práticas prescritas de usos da biblioteca e dos materiais nela contidos, assim como, as práticas de formação do novo leitor professor nelas materializado. Pretende ainda analisar os modelos de leitura e formação adotados ao longo da história da Biblioteca e materializados em seu acervo, sobretudo, nas diferentes modalidades de impressos adquiridos e dispostos aos leitores. As bibliotecas de escolas de formação profissional podem ser tomadas como estratégias específicas de produção e circulação de impressos de formação na medida em que constituem repertórios, selecionam, classificam e dispõem diferentes materiais para a realização da formação de novos leitores especializados. O referencial teórico é tomado das premissas de Chartier e Certeau, de representação e apropriação e as desenvolvidas por Marta Carvalho que parte da História Cultural dos Saberes Pedagógicos para lançar o conceito de Cultura Pedagógica. Para além do estudo dos conteúdos veiculados por tais livros, o estudo da sua materialidade é evidenciado. Para a elaboração de uma lista de títulos da qual derivará o levantamento e a digitalização dos impressos, o Livro de Tombo e a seleção de livros presentes na biblioteca que apresentam o carimbo da Escola Normal Primária, da Escola Normal de Piracicaba, bem como do Instituto de Educação Sud Mennucci será o principal critério adotado. Para o desenvolvimento da pesquisa, em primeiro lugar, será feita a recuperação, catalogação e organização do acervo; em segundo lugar - e como etapa central deste projeto - o mapeamento do Acervo Documental e do Acervo Bibliográfico por meio da montagem de bancos de dados que permitam a manipulação das informações para a produção das análises propostas nos objetivos desta investigação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)