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Formação, função e formas de provimento do cargo de administrador escolar: questões históricas e atuais

Resumo

O estudo parte da concepção paradigmática da Administração escolar que afirma, entre outros aspectos, a especificidade da organização escolar em relação às outras organizações e pretende analisar questões históricas e atuais sobre a formação, função e formas de provimento do cargo de administrador escolar. Em relação à formação, os objetivos são: realizar levantamento, sistematização e análise das publicações sobre formação dos educadores, com ênfase nos administradores escolares; resgatar a constituição do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Campus de Marília) e analisar como se deu o processo de reestruturação deste curso e o espaço da gestão no novo projeto político-pedagógico. A função do administrador escolar será contemplada na perspectiva da liderança organizacional, apresentando como objetivo: analisar a concepção e a percepção dos docentes e das equipes de direção de escolas municipais e estaduais de Marília/SP a respeito da liderança organizacional. Os aspectos relacionados às formas do provimento do cargo serão contemplados com os seguintes objetivos: levantar e analisar os livros publicados em primeira edição que contemplam, de forma direta ou indireta, a forma de provimento do cargo do administrador escolar e suas possíveis implicações na qualidade de ensino da escola pública (1990-2007); realizar análise de conteúdo das provas aplicadas nos concursos públicos para o cargo de diretor de escola da rede estadual de São Paulo e das legislações que dispõem sobre as atribuições do diretor de escola pública, entre 1970 e 2007. A pesquisa será realizada em uma abordagem qualitativa e utilizará, como procedimentos metodológicos de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas, levantamento de referências bibliográficas e documentos oficiais, a serem trabalhados mediante análise de conteúdo. Pretende-se contribuir com a área da Administração da educação ao resgatar questões históricas e analisar questões presentes tanto na área de conhecimento como nas escolas públicas brasileiras. (AU)

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