Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação, caracterização e estudo da biodegradação de microcistinas durante florações de cianobactérias por espectrometria de massas

Resumo

As microcistinas são toxinas produzidas durante a floração de cianobactérias e representam um grande risco à saúde humana. Entretanto, a pesquisa aplicada nesta área é incipiente em nosso país tanto no aspecto da saúde pública e do tratamento de água bem como em relação à qualidade e competitividade dos produtos aquícolas brasileiros dentro do mercado global. Neste contexto, um dos objetivos deste projeto é desenvolver métodos extremamente rápidos e sensíveis de identificação e caracterização de microcistinas diretamente nas matrizes biológicas que são complexas e onde a concentração dessas toxinas é muito baixa, ng/mL, e também em reservatórios de água, através da Espectrometria de Massas. O desenvolvimento destes métodos que tornarão o monitoramento dos corpos d'água mais eficiente, fornecendo dados que direcionarão com grande precisão o processo de tratamento da água. O segundo objetivo deste projeto é estudar o mecanismo de biodegradação das microcistinas e elucidar estas rotas de biodegradação também por Espectrometria de Massas. Este estudo é de fundamental importância, pois nem sempre o(s) produto(s) ou intermediário(s) formados num processo de biodegradação é (são) menos tóxico(s) que seus precursores, podendo, não raras as vezes, levar a conclusões e/ou decisões errôneas, principalmente quando o problema é o tratamento de águas para consumo humano. Além disso, o estudo do mecanismo de biodegradação de microcistinas fornecerá informações relevantes para a busca de processos eficientes que possam levar à sua completa mineralização. É importante ressaltar que estamos comprometidos com o desenvolvimento de métodos que poderão facilmente ser implementados nos Laboratórios de Análise de órgãos estaduais e federais de monitoramento e tratamento de água bem como em laboratórios da iniciativa privada, contribuindo diretamente para o bem estar da sociedade e do meio ambiente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRONZEL, JR., JOAO L.; MILAGRE, CINTIA D. F.; MILAGRE, HUMBERTO M. S.. Analysis of low molecular weight compounds using MALDI- and LDI-TOF-MS: Direct detection of active pharmaceutical ingredients in different formulations. Journal of Mass Spectrometry, v. 52, n. 11, p. 752-758, . (09/11735-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.