Busca avançada
Ano de início
Entree

O magmatismo meso-cenozoico(?) na costa sudeste (estados de sao paulo e rio de janeiro): aplicacao dos metodos magneticos.

Processo: 07/56219-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2008 - 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Maria Irene Bartolomeu Raposo
Beneficiário:Maria Irene Bartolomeu Raposo
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Paleomagnetismo  Enxame de diques 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anisotropias Magneticas | Enxame De Diques | Paleomagnetismo | Tramas Magneticas

Resumo

Esta pesquisa visa aplicar os métodos magnéticos, principalmente, nos corpos intrusivos máficos que afloram no litoral do Estado de São Paulo e se estende até o Estado do Rio de Janeiro os quais representam o magmatismo Meso-Cenozóico da região. O principal objetivo é determinar o fluxo magmático nesses corpos assim como obter informações sobre o posicionamento relativo entre fonte(s) e fraturas. Para tanto, pretende-se; (i) determinar as anisotropias magnéticas dos diques (ii) realizar um estudo detalhado de magnetismo de rocha com intuito de identificar os minerais responsáveis pelas anisotropias magnéticas e pela magnetização remanente; (ii) determinar a magnetização remanente característica dos diques com objetivo de obter informações sobre a contemporaneidade dos corpos intrusivos de composições diferentes e, se possível, obter grupos de direções de magnetização do campo geomagnético que possam estar relacionadas com tempos diferentes de colocação dos diques. Os dados magnéticos obtidos nesta pesquisa serão comparados aos de outros enxames de diques máficos de idades semelhantes já analisados sob a mesma metodologia. Pretende-se associar os resultados magnéticos com os dados geocronológicos, geoquímicos e paleomagnéticos existentes, na tentativa de estabelecer (i) as posições, no tempo e no espaço, da(s) fonte(s) geradora(s) dos enxames de diques durante o tempo geológico e (ii) investigar a posição da placa Sul-Americana na época de colocação dos enxames. Espera-se com este estudo propiciar um melhor conhecimento sobre os processos tectônicos atuantes no Meso-Cenozóico durante a abertura do Atlântico Sul. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ERNESTO, MARCIA; RAPOSO, MARIA IRENE BARTOLOMEU. The Late Cretaceous alkaline magmatism in the SE Brazilian coast: new paleomagnetic data and age constraints. BRAZILIAN JOURNAL OF GEOLOGY, v. 53, n. 2, p. 10-pg., . (07/56219-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: