Busca avançada
Ano de início
Entree

Deteccao das diferentes isoformas de receptores de prostanoides do subtipo ep na tuba uterina e utero de femeas equinas nas diferentes fases do ciclo estral.

Processo: 07/54379-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2007 - 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Rubens Paes de Arruda
Beneficiário:Rubens Paes de Arruda
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica  Receptores  Prostaglandinas  Útero  Equinos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Equino | Imunohistoquimica | Prostaglandina | Receptor | Tuba Uterina | Utero

Resumo

As prostaglandinas agem por todo o organismo, mas, possuem papel fundamental também no trato genital de todas as espécies animais. Agindo em diferentes tipos de receptores elas estão envolvidas nos processos de ovulação, fertilização, implantação e transporte embrionário. Acredita-se, por exemplo, que é a PGE2 produzida pelo embrião eqüino a responsável pelo transporte deste, pelo oviduto e por sua entrada no útero. Entretanto, até o momento, não há relatos na literatura sobre os receptores envolvidos neste processo. Este trabalho terá por objetivo identificar os diferentes subtipos de receptores para as prostaglandinas da série E, nas diferentes partes do oviduto da égua, além da junção útero-tubárica e útero, no intuito de colaborar no entendimento do mecanismo fisiológico do transporte embrionário pelo oviduto e útero, e no processo de reconhecimento materno. Além disso, os resultados auxiliarão no desenvolvimento de técnicas para realizar a descida antecipada do embrião eqüino para o útero, visando a recuperação de embriões mais jovens e, conseqüentemente com melhores potenciais para sobreviver aos procedimentos de criopreservação. Para isso serão coletados ovidutos e útero de éguas nas fases de estro e de diestro, durante a estação reprodutiva, e o material será fixado e incluso em parafina. Através de técnicas de imunohistoquímica serão identificadas as quatro isoformas dos receptores do tipo EP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)