Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalencia de polimorfismos relacionados ao metabolismo da homocisteina e associacao com fatores dieteticos e hiperomocisteinemia em mulheres de baixa renda de sao paulo.

Processo: 07/53043-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2007 - 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Marly Augusto Cardoso
Beneficiário:Marly Augusto Cardoso
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Homocisteína  Saúde da mulher  Epidemiologia nutricional  Folato 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dieta Habitual | Epidemiologia Nutricional | Folato | Homocisteina | Saude Da Mulher

Resumo

Introdução. Hiperomocisteinemia é um fator de risco para defeitos no tubo neural e doenças vasculares e neurodegenerativas, e possui determinantes nutricionais, metabólicos e genéticos. Estudos sobre prevalência de polimorfismos relacionados ao metabolismo da homocisteína (hcy) e sua relação com dieta e concentrações plasmáticas de hcy na população brasileira são ainda escassos. Objetivo. Investigar a prevalência de polimorfismos da enzima etilenotetraidrofolato redutase (MTHFR), metionina sintase, metionina sintase redutase e carreador de folato e sua associação com fatores dietéticos e hiperomocisteinemia em mulheres de baixa renda de São Paulo. População e métodos. Serão utilizados os dados de 1.676 mulheres de 21 a 65 anos de um estudo de caso-controle sobre consumo alimentar e lesões neoplásicas do colo uterino realizado em três hospitais públicos da cidade de São Paulo. Todas participantes tiveram sua ingestão alimentar usual avaliada por entrevista, usando questionário de freqüência alimentar, e forneceram amostras sangüíneas em jejum para separação de plasma e soro, juntamente com amostras de secreção vaginal para identificação de DNA pela reação em cadeia da polimerase (polymerase chain reaction, PCR em inglês). Concentrações séricas de ácido fólico e vitamina B12 foram analisadas por técnica de fluoroimunoensaio, enquanto concentrações plasmáticas de hcy e vitamina B6 foram analisadas por Cromatografia Líquida de Alta Performance em fase reversa. A detecção dos polimorfismos MTHFR C677T, MTHFR A1298C, metionina sintase A2756G, metionina sintase redutase A66G e carreador de folato G80A será realizada por técnica de PCR. A associação entre variáveis dietéticas e concentrações plasmáticas ou séricas de hcy, ácido fólico e vitaminas B12 e B6 segundo presença/ausência e tipo de polimorfismo será avaliada em modelos de regressão logística múltiplos. A análise dos dados será realizada com auxílio do programa de computador SAS versão 9.1. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOMITA, LUCIANA Y.; D'ALMEIDA, VANIA; VILLA, LUISA L.; FRANCO, EDUARDO L.; CARDOSO, MARLY A.; GRP, BRINCA STUDY. Polymorphisms in Genes Involved in Folate Metabolism Modify the Association of Dietary and Circulating Folate and Vitamin B-6 with Cervical Neoplasia. Journal of Nutrition, v. 143, n. 12, p. 2007-2014, . (07/53043-8, 02/11184-0, 03/03013-4)
ALMEIDA, LANA CARNEIRO; CARDOSO, MARLY AUGUSTO. Recomendações para ingestão de folato por mulheres: implicações para as estratégias de saúde pública. Cadernos de Saúde Pública, v. 26, n. 11, p. 2011-2026, . (07/53043-8, 07/53044-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: