Busca avançada
Ano de início
Entree

A media literacy e o ensino da leitura e da escrita: abordagens pedagógicas em professores e alunos

Processo: 07/04345-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2007 - 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Roseane Andrelo
Beneficiário:Roseane Andrelo
Instituição-sede: Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia educacional  Multimídia  Literacia digital  Ensino médio 

Resumo

O projeto propõe a criação de um pequeno laboratório multimídia para promover workshops de mídia-educação para alunos e professores do Ensino Médio, dentro da área de Códigos, Linguagens e suas Tecnologias. Os objetivos são investigar, de modo comparativo, como professores e alunos aprendem sobre mídia, quais são as semelhanças e diferenças na performance dos dois grupos e quais são os métodos de trabalho mais adequados para promover a literacia em mídia, considerando as características da escola pública brasileira e os paradigmas internacionais de media literacy. A metodologia consiste na aplicação de atividades focando seis técnicas principais: análise textual, estudo do contexto, análise de conteúdo, estudo de caso, tradução e simulação-produção. A hipótese é a de que o foco nas atividades de preparação para usar a mídia pode diminuir diferenças entre o repertório do professor e dos estudantes, estimular o desenvolvimento da linguagem de um modo geral e promover o aprendizado colaborativo, numa abordagem social. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)