Busca avançada
Ano de início
Entree

Actinomicetos da floresta de araucaria (campos do jordao-sp): caracterizacao e efeito sobre o crescimento de fungos micorrizicos e patogenicos.

Processo: 07/02074-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2007 - 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso
Beneficiário:Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia do solo  Antibióticos  Antagonismo  Actinomycetales 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Actinomicetos | Antagonismo | Antibióticos | microbiologia do solo

Resumo

A Floresta Umbrófila Mista, também conhecida como Floresta de Araucária faz parte do bioma da Mata Atlântica possuindo uma alta diversidade apesar da vasta exploração. A cobertura vegetal passou de 35 % do inicio do século XX para 1% a 4 % atualmente sendo que a espécie Araucária angustifólia é o principal componente da floresta de araucária e se encontra na categoria de espécies ameaçadas. Apesar da vasta exploração e da importância econômica e ecológica da Floresta de Araucária ainda não se conhece muito sobre a relação solo – floresta, bem como a dinâmica entre os microrganismos, como por exemplo, entre os fungos micorrízicos e bactérias (actinomicetos). Os fungos micorrízicos têm grande importância na relação fungo – planta sendo responsável por aumentar a absorção dos nutrientes e água do solo pela planta. A planta da mesma forma favorece ao fungo carboidratos como nutriente. Esses nutrientes muitas vezes passam para o solo e pode ser usado por outros microrganismos presentes na comunidade permitindo varias formas de interação. Já foi mostrado que micorrizas podem reduzir a viabilidade de bactérias do solo, como também pode garantir a sobrevivência das mesmas pelos carboidratos liberados pela planta.Do mesmo modo algumas bactérias podem aumentar a formação e o crescimento de micorrizas. Dentre essas bactérias destacam-se os actinomicetos, importantes componentes da comunidade microbiana da rizosfera, podendo influenciar o crescimento de plantas e proteger raízes contra patógenos. Actinomicetos em geral, e estreptomicetos em particular são bactérias Gram-positivas filamentosas e adaptadas para crescer em solo por diferenciação morfologia envolvidas no seu ciclo de vida, como formação de hifas, característica do grupo, e esporos. Esses microrganismos têm sido avaliados como agentes de controle biológico, ao interagir com plantas e outros microrganismos por produção de antibióticos. Apesar da importância desse grupo, pouco tem sido estudado, muito menos em relação a esses microrganismos na Floresta de Araucária. O isolamento e a análise do efeito sobre fungos micorrízicos e patógenos serão feitos de acordo com Maier et. al., 2004. Os produtos metabólicos serão separados por cromatografia e a análise da estrutura molecular será feita por espectrometria de massa. Para a caracterização molecular tanto a amplificação quanto a determinação da seqüência serão feitos de acordo com Rainey et.al,1996 e os testes de utilização de fontes de carbono seguido pelo kit biolog (Hayward, CA, USA)Dessa forma, devido à importância desses microrganismos, tem-se como objetivo nesse trabalho, isolar estreptomicetos da Floresta Umbrófila Mista localizada em Campos do Jordão - SP, avaliar o efeito sobre o crescimento de fungos simbióticos e patógenos e determinar os produtos metabólicos que influenciam nesse crescimento. Sendo importante se conhecer mais e melhor a interação entre fungos, bactérias e plantas dentro da Floresta de Araucária. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)