Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de transitorios eletromagneticos e desenvolvimento de modelos de arco secundario para estudo de religamento monopolar.

Resumo

No presente plano de trabalho são descritas as pesquisas a serem realizadas durante os próximos 12 meses pelo grupo de pesquisa de transitórios eletromagnéticos em sistemas elétrico de potência. Através dos trabalhos realizados em projetos anteriores obtivemos de diversos órgãos de fomento financiamento para aquisição de infra-estrutura computacional e para desenvolvimento de algumas pesquisas de campo. Neste presente projeto daremos continuidade às pesquisas iniciadas e iremos adquirir alguns equipamentos computacionais adicionais para o desenvolvimento dos trabalhos. Ainda durante o ano de 2007 iremos estabelecer as bases para a montagem do Laboratório de Simulação de Transitórios Eletromagnético em Sistemas de Energia Elétrica na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP através da aquisição de um simulador em tempo real, o RTDS. As pesquisas a serem desenvolvidas envolvem modelagem de linha de transmissão, uma melhor representação do comportamento eletromagnético do solo, a análise do efeito da transposição de linhas de transmissão nos transitórios do sistema de potência, uma extensa análise de sensibilidade dos parâmetros elétricos de linha de transmissão. Também será estudada a proteção diferencial do transformador de potência através da representação da proteção na TACS e MODELS do ATP num sistema elétrico com dados reais. Uma nova pesquisa será iniciada durante o projeto : alternativas para a expansão do sistema elétrico nacional a partir da geração hidroelétrica da Região Amazônica. Nesta região são estimados montantes da ordem de 100 GW a serem transmitidos para os centros consumidores do Sudeste e Nordeste por troncos de transmissão de comprimentos médios da ordem de 2500 – 3000 km. Na alternativa CA devem-se estudar linhas não convencionais compactas com feixes expandidos e ultra alta tensão (acima de 1000 kV). Entende-se que ambas as alternativas CC e CA devam ser criteriosamente estudadas antes de se definir qual a solução a ser adotada. O nosso grupo deverá investir no estudo da alternativa em CA. Com relação à manobra de religamento monopolar, ao longo do projeto iremos avaliar a manobra monopolar para diversos sistemas de transmissão, incluindo transmissão a longa distância. Participamos em parceria com a UFRJ, FURNAS e CEPEL de projeto para desenvolvimento de modelo de arco secundário. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

MÉTODO PARA RELIGAMENTO TRIPOLAR RÁPIDO EM LINHAS DE TRANSMISSÃO COM COMPENSAÇÃO REATIVA EM DERIVAÇÃO PI0804330-2 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Maria Cristina Dias Tavares; Patricia Mestas Valerio - 13 de outubro de 2008