Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização epidemiológica e sócio demográfica dos Centros de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi) no estado de São Paulo

Processo: 06/06902-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2007 - 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Alberto Olavo Advincula Reis
Beneficiário:Alberto Olavo Advincula Reis
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estudos epidemiológicos  Saúde mental  Dados demográficos  Registros médicos  Adolescentes 

Resumo

O projeto pretende caracterizar demográfica e epidemiologicamente a população atendida pelas unidades CAPSi habilitadas no SUS do Estado de São Paulo a mais de um ano. Pretende-se reconhecer as patologias mais freqUentes nos serviços e sua distribuição na rede, além de se reconhecer as características sócio-demográficas da população atendida. Para tanto, a análise de prontuários nos servirá de fonte de informações, que serão colhidas por meio de protocolos com equipe de campo treinadas. Serão estudadas as vinte (20) unidades CAPSi habilitadas no SUS até abril de 2006, elas atendem apenas a uma fração da demanda desta faixa etária, pois estima-se 12,7% da população com algum tipo de transtorno mental. O levantamento do perfil demográfico-epidemiológico por meio de prontuários, é de se supor, encontrará diferentes modalidades de registro e diferentes tipos de desvio no preenchimento dos prontuários. Um piloto de pesquisa será aplicado para que se possa ajustar melhor o instrumento para a coleta. Também, serão realizadas entrevistas complementares, semi-dirigidas, investigando as práticas relativas ao uso dos prontuários. Os dados receberão tratamento estatístico e a análise dos resultados permitirá refletir sobre as condições da atenção a saúde mental infanto-juvenil, exatamente onde os princípios das política públicas incidem sobre o usuário. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA CECÍLIA ANDRADE DE MORAES WEINTRAUB; MICHELLE DE SOUSA VASCONCELLOS; ISABELLA TEIXEIRA BASTOS; FELIPE LESSA DA FONSECA; ALBERTO OLAVO ADVÍNCULA REIS. Socio demographic characterization of users of Child and Adolescent Psychosocial Care Centers in the state of São Paulo. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 30, n. 3, p. -, Set. 2013.
DELFINI, PATRÍCIA SANTOS DE SOUZA; DOMBI-BARBOSA, CAROLINE; FONSECA, FELIPE LESSA DA; TAVARES, CARLOS MENDES; REIS, ALBERTO OLAVO ADVINCULA. Perfil dos usuários de um centro de atenção psicossocial infantojuvenil da grande São Paulo, Brasil. Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano, v. 19, n. 2, p. 226-236, ago. 2009.
DOMBI-BARBOSA, CAROLINE; BERTOLINO NETO, MOACYR MINIUSSI; FONSECA, FELIPE LESSA; TAVARES, CARLOS MENDES; REIS, ALBERTO OLAVO ADVICULA. Condutas terapêuticas de atenção às famílias da população infantojuvenil atendida nos centros de atenção psicossocial infantojuvenis (CAPSI) do estado de São Paulo. Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano, v. 19, n. 2, p. 262-268, ago. 2009.
REIS, ALBERTO OLAVO ADVINCULA; DOMBI-BARBOSA, CAROLINE; BERTOLINO NETO, MOACYR MINIUSSI; PRATES, MARIA MARGARIDA LICURSI; DELFINI, PATRÍCIA SANTOS DE SOUZA; FONSECA, FELIPE LESSA; OLIVEIRA, ARIANA QUEIROZ DE. Prontuários, para que servem? representação dos coordenadores de equipe dos capsi a respeito do valor e da utilidade dos prontuários. Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano, v. 19, n. 3, p. 383-392, dez. 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.