Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial antioxidante de chá-mate e do potencial hipoglicemiante de chimarrão: produtos da erva-mate (Ilex paraguariensis)

Processo: 06/58019-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2007 - 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Deborah Helena Markowicz Bastos
Beneficiário:Deborah Helena Markowicz Bastos
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentos funcionais  Erva-mate  Ilex paraguariensis  Chimarrão  Peroxidação de lipídeos  Antioxidantes  Hipoglicemiantes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Absorcao De Glicose | Acidos Clorogenicos | Alimento Funcional | Atividade Antioxidante | Mate (Llex Paraguariensis) | Peroxidacao Lipidica

Resumo

Bebidas a base de erva-mate verde apresentam atividade antioxidante in vivo e in vitro, efeito quimioprotetor e vasodilatador, evidenciando que seu consumo pode ser um coadjuvante na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, se consumida como parte de uma dieta saudável. Os principais fenólicos da erva-mate são os ácidos clorogênicos, que, além de agirem como antioxidante, podem atuar no metabolismo da glicose. Este trabalho objetiva avaliar se: (1) o consumo de uma infusão aquosa de erva-mate verde (chimarrão) poderia apresentar alguma alteração na absorção de glicose e nos parâmetros bioquímicos relacionados ao diabetes mellitus através de ensaios com ratos Wistar diabéticos comparativamente a animais normoglicêmicos e (2) avaliar se a ingestão de chá-mate previne a peroxidação de lipoproteínas, em humanos,em ensaios ex-vivo, de forma similar ao apresentado pela erva-mate verde. A peroxidação será induzida por diferentes mecanismos e os produtos da oxidação serão avaliados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATSUMOTO, RUTH LOBATO T.; MENDONCA, SIMONE; DE OLIVEIRA, DANIELA MOURA; SOUZA, MARINA F.; MARKOWICZ BASTOS, DEBORAH H.. Effects of Mate Tea Intake on ex Vivo LDL Peroxidation Induced by Three Different Pathways. NUTRIENTS, v. 1, n. 1, p. 18-29, . (07/51952-0, 06/58019-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: